No Acre, presidente nacional do PT diz que partido vai apoiar Thor Dantas ao Governo

Líder nacional da sigla esteve com filiados, destacou o papel das direções estaduais na estratégia eleitoral e oficializou aliança com o PSB no Acre

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, está em Rio Branco e participou, nesta sexta-feira (28), da plenária estadual da sigla. O evento aconteceu no auditório do Sebrae e contou com a presença de inúmeros filiados.

A visita faz parte do roteiro nacional que Edinho realiza ao longo de 2025, passando por todos os estados brasileiros.

Na ocasião, Edinho falou sobre o trabalho do partido em preparação para as eleições de 2026. O PT não vai ter um candidato ao Governo pelo partido, mas vai disputar uma vaga no Senado, com Jorge Viana, e algumas cadeiras na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, participa de plenária estadual no auditório do Sebrae, em Rio Branco, nesta sexta-feira (28/11)/Foto: ContilNet

Silva entende que não encabeçar a chapa majoritária não é um problema para o partido que comandou o Estado por 20 anos.

“Hoje é o 26º estado que eu visito. Amanhã, visitando Rondônia, eu completo o 27º. No mínimo, uma vez cada estado esse ano, que é importante para que a gente possa dialogar com os nossos dirigentes, com as nossas lideranças, entender a situação política de perto, de cada estado”, disse o presidente nacional do partido.

“Eu tenho dito que a tática eleitoral correta é a tática que a direção estadual constrói. Quem está no cotidiano da política do Estado são os nossos dirigentes estaduais, são as nossas lideranças estaduais. Eu penso que a tática eleitoral correta é a tática que alcança os seus objetivos. E aí eu penso que nós temos que superar essa concepção de hegemonismo, ou seja, o Partido dos Trabalhadores não tem que hegemonizar, hegemonizar o tempo todo. Não, nós estamos vivendo um momento muito difícil da política brasileira. Eu não tenho nenhuma dúvida em caracterizar historicamente a ascensão do fascismo no Brasil como a ascensão do fascismo no mundo”, acrescentou.

Edinho disse que o PT vai construir junto com o PSB a candidatura do médico Thor Dantas ao Governo em 2026.

“Nós queremos construir com os aliados a candidatura do Thor. É um profissional extremamente respeitado, que tem uma folha de serviços prestados à sociedade. É uma referência inclusive internacional e foi referência para nós, todos nós que enfrentamos a pandemia, ele foi uma referência. Então nós queremos construir com os aliados a candidatura do Thor. Então, é uma construção onde o Partido dos Trabalhadores vai ocupar espaço na chapa, vai ajudar a construir essa candidatura, vai participar da coordenação da campanha, portanto vai se comprometer com a construção desse campo político. E, claro, com uma liderança como o Jorge Viano, que é um dos maiores quadros da política brasileira e que hoje tem sido fundamental, inclusive, num projeto de retomada da nossa capacidade de industrialização, da nossa capacidade de exportação. Então, eu estou muito otimista com a construção da nossa tática eleitoral aqui no Acre. E, repito, porque a direção estadual está muito forte, está muito coesa, sob a liderança do nosso vereador André Kamai”, concluiu.

Veja o vídeo: