Caso de abandono mobiliza autoridades após incêndio deixar duas crianças desabrigadas em Rio Branco

Irmãos de 6 e 7 anos fugiram das chamas; mãe desapareceu depois de encontro com conselheiro tutelar

Informações divulgadas inicialmente pelo G1 mostram que um incêndio ocorrido nesta quarta-feira (26) no bairro Preventório, em Rio Branco, acabou trazendo à tona uma situação de abandono envolvendo duas crianças de 6 e 7 anos. A casa onde os irmãos viviam pegou fogo enquanto eles estavam sozinhos, e moradores precisaram agir por conta própria para garantir a segurança das vítimas.

A situação ocorreu em uma área cercada de mato e os vizinhos correram para ajudar. Eles encontraram as crianças assustadas e as retiraram do imóvel antes que o fogo se espalhasse. Na tentativa de controlar as chamas, vizinhos também evitaram que o incêndio propagasse mas nada pôde ser feito para salvar os objetos da família.

Caso de abandono mobiliza autoridades após incêndio deixar duas crianças desabrigadas em Rio Branco/Foto: Reprodução

A equipe do 4º Conselho Tutelar foi chamada logo após o resgate. Enquanto conversavam com os moradores, a mãe chegou ao local. Segundo o conselheiro Igor Ramon, ela não conseguiu explicar onde estava enquanto os filhos enfrentavam o incêndio. Em um primeiro momento, disse que os meninos estariam sob os cuidados de uma “mãe afetiva” e se dispôs a levar a equipe até o endereço. Porém, a abordagem não terminou como esperado.

“Ela estava em visível estado de embriagues, meio brava dizendo que a não iríamos levar os filhos dela. Falei que precisávamos fazer alguns atendimentos porque ela perdeu tudo, mas que ia dar tudo certo. Nesse momento, ela pegou os filhos e entrou em um beco correndo. Não foi possível identificar pra onde foi”, relatou.

O histórico da família já vinha sendo acompanhado por órgãos de proteção. De acordo com Igor, a mãe tem registros anteriores por abandono.

“Observei, tanto na delegacia como no conselho, que ela tem um histórico antigo de negligência, abandono e hoje culminou de sair e a casa pegar fogo. Por sorte, as crianças saíram sem ferimentos. Ela tem uma família afetiva próxima do local, uma senhora se apresentou como mãe afetiva dela e estava com as crianças”, explicou.

A Polícia Militar e a Polícia Civil registraram a ocorrência e continuam tentando localizar a mulher e os dois filhos. Se encontrada, pode ser presa em flagrante por abandono de incapaz.

Outro filho da mulher, de 10 anos, vive com a avó materna que enfrenta um tratamento contra o câncer e não tem condições de assumir os demais netos.

Quando as crianças forem encontradas, o Conselho Tutelar deve decidir entre entregá-las a parentes que possam assumir o cuidado ou encaminhá-las ao Educandário Santa Margarida, responsável pelo acolhimento institucional de menores em situação de risco.