Tipografia, que deve fazer parte da próxima geração da marca, poderá ser utilizada de diferentes maneiras por diversos usuários
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Google
A fonte Sans Flex está inserida em vários produtos do Google, inclusive em áreas do software dos dispositivos Pixel. Além disso, ela é o estilo de letra utilizado como base da variante da fonte “Roudend”, presente no Material 3 Expressive, o sistema de design de código aberto da big tech voltado à criação de produtos bonitos e fáceis de usar.
A Sans Flex, que foi lançada em 2023, já está disponível para download no site do Google Fonts. Como divulgado pela empresa, ela é a próxima geração da tipografia da marca Google.
Leia mais:
- Google lança Gemini 3, sua IA ‘mais inteligente’ e segura até agora
- Mercado de IA vive fase de euforia perigosa, afirma CEO do Google
- Google libera acesso gratuito a recursos avançados do Gemini no Vids

A fonte poderá ser utilizada da forma que o usuário preferir
Já disponível para download no site do Google Fonts, a Sans Flex está sob a Licença de Fonte Aberta (Open Font License), ou seja, é possível utilizá-la de qualquer forma.
A tendência é que as pessoas adotem a utilização da fonte aos poucos. Porém, ela já começou a ser implementada por alguns usuários. Segundo o perfil @evowizz, no X (antigo Twitter), o app Inware, por exemplo, é oficialmente o primeiro que não está disponível na loja Google Play Store a adicionar a fonte.
Outro ponto de destaque é sua flexibilidade. Isso foi destacado por Casey Henry, designer da empresa, que afirmou em uma publicação de 2024 que a Sans Flex “permite que as formas das letras da fonte mudem de forma em diferentes escalas”.
