Siga o Olhar Digital no Google Discover
Comprar um desktop ou notebook é algo fácil, mas é um fato que nem todos os consumidores entendem quais são as principais peças do dispositivo, como elas funcionam ou para que servem.
Para o grande público, esse detalhe não costuma ter importância, contudo, compreender sobre o sistema de hardware é uma ótima forma de saber qual o melhor computador para você. Isso porque, dependendo da sua rotina, o conjunto dessas peças fará total diferença na execução das tarefas. A seguir, confira a lista que o Olhar Digital elaborou e entenda mais sobre o assunto.
Veja quais as principais peças do PC e para que elas servem
Processador (CPU)

É um chip muito importante, considerado o “cérebro” de um dispositivo. Ele executa todos os cálculos necessários para rodar programas, interpretar os comandos das peças, coordenar outros hardwares e até para recepcionar as instruções que você envia para ele quanto utiliza o PC.
Quanto mais poderoso for este processador, mais tarefas ele é capaz de executar ao mesmo tempo, além, é claro, de realizar trabalhos mais complexos, como rodar jogos ou programas muito pesados.
Placa-Mãe

É um chip que tem a função de intermediar a comunicação de hardware de todo o PC. Ou seja, é como se fosse um coração: todas as peças estão conectadas a ela e isso proporciona a comunicação geral de todo o sistema. Ela também é responsável por definir quais peças serão utilizadas e quando, envia a energia necessária para o funcionamento de cada peça, e detêm portas e slots de conexão.
Placa de Vídeo (GPU)

É o sistema de processamento gráfico. Isso significa que toda imagem, vídeo e gráfico será processado por ela. Há dois tipos de placas de vídeo: as integradas e as dedicadas.
A primeira vem incorporada no processador e está presente nos computadores que não são voltados para grande processamento gráfico. Já a segunda é uma peça a parte que você compra e instala para aumentar significativamente o poder de toda a máquina para a renderização gráfica.
Quem gosta de jogar games ou trabalha com softwares pesados, por exemplo, precisa de uma placa de vídeo dedicada para evitar gargalos durante a execução dos programas.
Memória RAM

Sempre que você abre um programa e executa comandos dentro dele, uma série infinita de dados é gerada; e, para um melhor funcionamento deles, o computador precisa de uma maneira de acessar estes dados de forma rápida quando for preciso. A memória RAM é o chip responsável por acessar os dados temporários essenciais para a execução dos programas.
Na prática, isso significa que quanto mais memória RAM o PC tiver, mais difícil será que travamentos aconteçam enquanto você abrir vários programas ao mesmo tempo.
Leia mais:
- Glossário tech: o que são keyloggers, firewall, CPU, GPU e outros termos
- O que acontece se você usar um Windows pirata?
- Como formatar o PC Windows? Confira passo a passo
Armazenamento Interno (HD ou SSD)

Ao contrário do item anterior, o sistema de armazenamento interno se responsabiliza por guardar os dados de um computador para o longo prazo. Isso significa que fotos, vídeos, documentos, música, programas e todo tipo de arquivo criado, baixado ou já existente no PC fica guardado neste “armazenamento interno”.
Ele possui, atualmente, duas apresentações: HD e SSD. O primeiro é um sistema mais rudimentar de armazenamento, que embora funcional, demora mais tempo para ligar e desligar o computador e requer mais tempo para acessar os arquivos. Já o SSD faz tudo isso em segundos, sem travamentos.
Sistema de Resfriamento (Cooler)

O sistema de resfriamento, como o nome já diz, é uma tecnologia desenvolvida para diminuir a temperatura (resfriar) local de um dispositivo. Isso é necessário porque, enquanto o PC funciona, as peças emitem calor e o excesso de calor pode danificar o hardware (de forma temporária ou permanente) e travar o software.
Para se ter noção, há peças que facilmente ultrapassam os 50º ou 60º C dentro de um computador. Nisso, os coolers funcionam como uma forma de manter esta temperatura estável para evitar problemas ou acidentes. Atualmente, há dois tipos de cooler: water cooler e air cooler.
Fonte de Alimentação (PSU)

A fonte é um sistema que recebe a energia elétrica da tomada e a converte de maneira adequada para que cada peça do computador receba apenas a quantidade necessária. Isso evita, por exemplo, uma sobrecarga energética dos componentes da máquina. Ademais, ela também pode proteger o sistema de picos de energia e curto-circuitos.
