COP30: Gavin Newsom, governador da Califórnia critica ausência dos EUA

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou a ausência dos Estados Unidos na COP30. O político democrata está em Belém para a Conferência do Clima e é opositor do atual presidente norte-americano, Donald Trump.

Nesta terça-feira, Newsom assinou acordos de cooperação com o governador do Pará, Helder Barbalho, focados em pesquisa em gestão sustentável, bioeconomia e combate a incêndios. E enfatizou que ele é diferente de Trump.

“Nós queremos comunicar que nós somos um parceiro estável e confiável nos Estados Unidos. Donald Trump não representa o meu estado, nossa mentalidade em relação a meio ambiente, energia limpa e verde, energia de baixo custo, uma mentalidade de abundância. Ele abandonou a liderança global. É realmente chocante no impacto que isso tem para meus filhos e netos, para nossa economia”.

A cooperação de longo prazo abrange monitoramento da saúde das florestas, a identificação de áreas suscetíveis ao fogo, o desenvolvimento de estratégias de queima controlada e o apoio a ações comunitárias e educação pública.

O estado da Califórnia é considerado a maior economia verde dos Estados Unidos e lidera o debate ambiental nesse país.

Em setembro, Donald Trump anunciou um plano para incentivar a mineração e uso do carvão como fonte de energia, uma das mais poluentes do mundo.

O governador Gavin Newsom defende que o país retorne ao Acordo de Paris com ações contra o aquecimento global. Os Estados Unidos abandonaram o acordo com a volta do presidente Trump ao poder.