
Durante a cobertura da COP 30, em Belém do Pará, Viva Maria conversou com Graciella Faico , psicóloga e pesquisadora da UFRJ, do programa Eicos fala da relação intrínseca entre psicologia e meio ambiente. Além disso convida a audiência do programa a conhecer as Cartilhas de Práticas Sustentáveis já disponíveis no site da UFF onde ela é Chefe da Seção de sustentabilidade.

Graciella participou do pavilhão da educação superior para ação climática, que reuniu universidades do mundo inteiro para discutir experiências de sustentabilidade em seus territórios. Graciela apresentou práticas desenvolvidas na UFF, como as cartilhas sobre o uso sustentável da água e mobilidade universitária ativa, já disponíveis no site da instituição.
A pesquisadora destacou que sua palestra aborda a sustentabilidade no contexto das universidades, tema que vem estudando desde o doutorado. E explicou que a psicologia tem papel importante nas discussões sobre meio ambiente, a partir da ecologia social, que conecta o comportamento humano à preservação ambiental. Representando a Associação Americana de Psicologia e a Aliança Global de Psicologia, Graciela comemorou o reconhecimento internacional dessa interface entre psicologia e sustentabilidade.
