O Cine Beijoca, projeto de cineclube dos professores de Audiovisual da UnB, realiza nesta segunda-feira (10/11) uma sessão especial e gratuita do filme Amuleto de Ogum (1974), dirigido por Nelson Pereira dos Santos, no Cine Brasília, às 19h.
Premiado como Melhor Filme no Festival de Gramado de 1975, o longa é um marco do Cinema Novo, movimento que revolucionou a linguagem e o olhar do cinema brasileiro. A trama acompanha Gabriel, um homem que recebe de uma mãe de santo um amuleto sagrado que o torna invulnerável, e passa a viver sob a tensão entre o sagrado e o profano nas ruas do Rio de Janeiro dos anos 1970.
Com trilha sonora de Jards Macalé, o elenco reúne nomes como Ney Sant’Anna (Gabriel), Anecy Rocha (Eneida) e Jofre Soares (Dr. Severiano).
Leia também
Neste mês, o Cine Beijoca dedica sua curadoria a revisitar grandes obras do cinema brasileiro que dialogam com a cultura popular, a religiosidade e a identidade nacional.
Após a exibição, haverá um debate com a pesquisadora Renata Melo, o aluno extensionista Vitor Pontes e mediação do professor Pablo Gonçalo, todos da Universidade de Brasília (UnB).


1 de 3
O Amulo de Ogum será exibido no Cine Beijoca

2 de 3
No Cine Brasília, nesta segunda-feira (10/11)

Renata Melo é pós-doutoranda na ECA/USP e doutora em História pela UnB, autora do livro Mulheres Negras em Rio, 40 Graus (1955): Representações de Nelson Pereira dos Santos (Editora Appris), resultado de sua pesquisa sobre cinema, gênero, raça e representação no audiovisual brasileiro.
Já Pablo Gonçalo é professor do Departamento de Audiovisual da UnB, pesquisador e crítico de cinema, com atuação em teoria, roteiro e história do audiovisual.
Exibição do filme O Amuleto de Ogum
No Cine Brasília, nesta segunda-feira (10/11), às 19h. A entrada é gratuita.
