Uma liderança indígena da aldeia Extrema, localizada no Alto Rio Iaco, em Sena Madureira, relatou uma elevação significativa no nível do Rio Iaco nos últimos dias. Após um longo período de estiagem que trouxe inúmeras dificuldades aos ribeirinhos, as recentes chuvas têm mudado gradualmente a paisagem e renovado a esperança das comunidades locais.

Após um longo período de estiagem que trouxe inúmeras dificuldades aos ribeirinhos, as recentes chuvas têm mudado gradualmente a paisagem: Foto/Reprodução
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar o aumento expressivo das águas. “O Rio Iaco continua enchendo aqui na aldeia Extrema. Também estão descendo balseiros”, afirmou um dos moradores da região.
O aumento do nível do rio tem facilitado o deslocamento por embarcações, tornando a navegação menos complicada. Ainda assim, as autoridades e os próprios moradores reforçam a importância de manter a atenção redobrada para evitar acidentes e possíveis alagamentos.
Apesar da cheia registrada na aldeia Extrema, o reflexo desse volume de água ainda não chegou à área urbana de Sena Madureira. Na manhã desta segunda-feira (10), a medição feita no porto da cidade indicava 3,11 metros, marca distante da cota de alerta, estabelecida em 14 metros.
VEJA O VÍDEO:
