Dia de abertura da COP30 tem presença de Lula e Nobel de Economia

Após meses de preparação e espera, acontece nesta segunda-feira (10) a abertura oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

A partir das 10h, na Zona Azul, ocorre a abertura oficial da COP30, com a participação do presidente Lula, do presidente da COP, o diplomata André Corrêa do Lago, além de autoridades e delegações.

Nessa cerimônia, também participam adolescentes e jovens de seis estados brasileiros que foram mobilizados pela Unicef. O grupo é formado por indígenas, quilombolas, ribeirinhos e moradores de periferias urbanas. Todos engajados em ações ambientais em seus territórios. Dezenas de outros eventos também fazem parte da programação, neste primeiro dia oficial de COP30 em Belém, no Pará.

À tarde, às 15h, acontece a abertura da En-Zone, no Parque Urbano Belém Porto Futuro. Os visitantes e moradores poderão ver de perto como o empreendedorismo pode transformar a vida dos amazônidas, sem deixar de respeitar a floresta.

Um pouco depois, às 15h20, será lançado o “Grupo de Ciência e Filantropia para a Transformação de Sistemas Alimentares”. Essa é uma parceria entre a Embrapa e entidades internacionais, e está prevista a participação da economista francesa Esther Duflo, prêmio Nobel de Economia em 2019.

Ainda nesta segunda à tarde, na Zona Verde da COP30, associações de mulheres, artesãos, moradores e produtores rurais da agricultura familiar apresentam os “Saberes Tradicionais Quilombolas e Populações Amazônicas como Alavanca para a Justiça Climática Global”. Os últimos eventos do dia começam às 18h30.

Mas esse é só o primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP30 tem a participação de mais de 190 países e vai até o dia 21 de novembro.