Sábado será de calor intenso em todo o Acre, mas instabilidade pode provocar chuva no fim do dia

No Vale do Juruá, que inclui Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, o tempo deve se manter quente e úmido

O Acre terá um sábado (8) marcado por temperaturas elevadas e sol predominante, especialmente na capital, Rio Branco, onde o calor será intenso ao longo do dia. Segundo o meteorologista Davi Friale, os ventos devem soprar de forma leve a moderada, com algumas rajadas mais fortes vindas do noroeste, o que pode proporcionar um discreto alívio térmico. As temperaturas na capital variam de 22°C a 24°C nas primeiras horas da manhã, alcançando até 35°C durante a tarde.

calor-no-sudeste,-frio-no-sul-e-chuva-no-norte:-veja-a-previsao-da-semana

A umidade relativa do ar deve oscilar entre 35% e 45% à tarde, subindo para 80% a 90% nas primeiras horas do dia: Foto/Reprodução

A mudança no clima está prevista para a noite de sábado e madrugada de domingo, quando uma frente de instabilidade deve chegar ao estado, trazendo chuvas intensas e temporais isolados — fenômeno que deve marcar o fim do período seco de 2025.

No interior do Acre, o cenário segue semelhante. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, o tempo será de calor forte e ar seco, com mínimas entre 22°C e 24°C e máximas variando de 34°C a 36°C. Já nas microrregiões de Plácido de Castro e Acrelândia, o sol permanece firme e a possibilidade de chuva é praticamente nula.

Nos municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, o clima continua abafado, com temperaturas entre 22°C e 36°C. Em Tarauacá e Feijó, os termômetros marcam de 23°C a 36°C, e há chance de pancadas rápidas de chuva no fim do dia.

No Vale do Juruá, que inclui Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, o tempo deve se manter quente e úmido, com variações entre 23°C e 25°C pela manhã e 33°C a 35°C à tarde. Condições semelhantes são esperadas para Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão.

A umidade relativa do ar deve oscilar entre 35% e 45% à tarde, subindo para 80% a 90% nas primeiras horas do dia. As chuvas mais fortes estão previstas apenas a partir da noite de sábado, quando o avanço da instabilidade atmosférica alcançará todo o território acreano.