O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Banco Nacional do Desenvolvimento e a Marinha assinam, nesta sexta-feira (7), em Belém, um protocolo de intenções para prevenção de desastres naturais no país.

A ideia desse protocolo é fortalecer a resiliência climática e estimular ações, pesquisas e inovações aplicadas à gestão de risco de desastres. As medidas estão alinhadas aos compromissos globais, como a Agenda 2030, adotado pela ONU e que estabelece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Marinha deve disponibilizar meios navais, aeronavais e fuzileiros, para atuarem no apoio de missões em vários ambientes operacionais do país. Já o BNDES, entra com o fomento ao desenvolvimento sustentável para promover a adaptação a eventos climáticos extremos, apoiando ações preventivas e emergenciais.
Por sua vez, o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – fica responsável por monitorar e transmitir informações sobre esses desastres.
Participam da cerimônia de assinatura, nesta sexta, às seis da tarde, no Navio-Aeródromo “Atlântico”, atracado no Porto de Belém, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Olsen, o Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a Diretora do Cemaden, Regina Alvalá.
