Olhar Digital > Pro > Como a IA está sendo usada para reduzir o desperdício de alimentos

Tecnologia ajuda a criar novos recursos para monitorar a evolução dos comportamentos do consumidor e das tendências de consumo

(Imagem gerada com IA via DALL-E/Vitória Gomez/Olhar Digital)

Inteligência artificial

Tudo sobre Inteligência Artificial

A revolução provocada pela inteligência artificial já chegou ao setor alimentício. Algumas empresas estão adotando a tecnologia como forma de melhorar a produtividade, além de reduzir o desperdício de alimentos.

Um exemplo disso é um matadouro da Cargill no Texas, Estados Unidos. No local, câmeras equipadas com IA escaneiam todas as carcaças de gado e ajudam a detectar a presença de carne nos ossos, aumentando a produção.

Compras em Supermercado, Pessoa Comprando Alimentos Saudáveis no Mercado. Custos de Alimentos da Inflação. Alimentação Saudável.
Ideia é antecipar tendências de consumo (Imagem: Ashley Grise/Shutterstock)

Tecnologia pode prever até demanda por alimentos

  • Segundo informações do portal Tech Xplore, a IA também pode ser utilizada para outras funções.
  • No caso de uma fabricante de cereais, a ferramenta ajuda a criar novos recursos para monitorar a evolução dos comportamentos do consumidor e das tendências de consumo.
  • Isso possibilita prever com precisão a quantidade de alimentos que serão vendidos.
  • Dessa forma, a produção pode acompanhar a demanda, evitando prateleiras vazias e desperdício de alimentos.
  • Mesmo uma melhoria de 1% neste sentido pode significar milhões de quilos a menos nas lixeiras.

Leia mais

Cérebro com os dizeres
Adoção da tecnologia pode significar milhões de quilos de alimentos a mais na mesa das famílias (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

IA também traz benefícios ao meio ambiente

A reportagem cita a Tradeverifyd com mais um exemplo de inovação. A empresa rastreia os riscos ambientais e geopolíticos em uma cadeia de suprimentos, examinando redes globais de fornecedores em busca de ameaças.

A partir do uso da inteligência artificial este trabalho se torna mais rápido e preciso. Além disso, a tecnologia é capaz de reduzir os erros humanos, melhorando a identificação de secas em regiões produtoras de café ou de guerras que podem interromper rotas comerciais, por exemplo.

Fumaça formando escrita CO2
Ferramenta otimiza entregas, reduzindo as emissões de carbono provenientes de caminhões (Imagem: Marharyta Kovalchuk/Shutterstock)

Na outra ponta da cadeia de suprimentos, a General Mills e um grande varejista não revelado conectaram seus sistemas para otimizar as entregas a partir do uso IA. Até o momento, 15 mil toneladas de carbono foram evitadas em função da diminuição do número de caminhões nas estradas.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.