Casa de Chico Mendes ganha réplica na COP30 e destaca legado acreano em Belém

A COP30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e deve reunir líderes de mais de 190 países

O Acre marcará presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontecerá em Belém do Pará, com uma homenagem especial ao legado do líder seringueiro Chico Mendes. No local que sediará o evento, está sendo erguida uma réplica da casa onde o ambientalista acreano viveu — um símbolo de resistência e defesa da Amazônia.

No local que sediará o evento, está sendo erguida uma réplica da casa onde o ambientalista acreano viveu: Foto/Reprodução

A informação foi compartilhada pela neta de Chico Mendes, Angélica Mendes, por meio de suas redes sociais. Segundo ela, a iniciativa está sendo coordenada pelo Comitê Chico Mendes, que participará da conferência com atividades voltadas à preservação da floresta e à valorização dos povos amazônicos.

“Você achou que não teria a Casa do Chico na COP na Amazônia? Pois tem, e estamos aqui! Parte da comitiva do Comitê Chico Mendes já está em Belém. Tem sido muito trabalho intenso de toda a equipe pra garantir aquela entrega com excelência que fazemos”, escreveu Angélica, destacando o empenho do grupo na preparação do espaço.

A COP30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e deve reunir líderes de mais de 190 países, além de representantes de organizações ambientais, povos indígenas e movimentos sociais, que debaterão soluções globais para enfrentar as mudanças climáticas.