Para marcar a passagem da Century de uma família de veículos para uma marca, a Toyota apresentou um novo conceito de carro de luxo
Por décadas, a Toyota disponibilizou o modelo específico Century para atender somente algumas das figuras mais importantes do país. Entre elas estavam o primeiro-ministro e até mesmo o imperador do Japão.
Agora, a empresa decidiu mudar de estratégia e anunciou a criação da nova subdivisão Century. O movimento altera a configuração atual que tem a Lexus como responsável pelo segmente premium da montadora.

Century atenderá o segmento ultra luxo
- A novidade foi apresentada durante o Japan Mobility Show, o Salão de Tóquio.
- A ideia é que os carros antes reservados à elite japonesa agora também fiquem disponíveis para clientes de outras partes do mundo.
- Mas isso não significa que qualquer um poderá adquirir o modelo.
- Enquanto a Toyota oferecerá carros para o público em geral, a Lexus continuará operando no mercado de luxo.
- Já a Century atenderá o segmento ultra luxo, com modelos de qualidade excepcional e que apostam na tradição do artesanato japonês.
- O primeiro país fora do Japão a receber os novos carros será a China.
- No início do ano que vem, os modelos devem ficar disponíveis também nos Emirados Árabes Unidos.
- A Century será vendida nas lojas da Lexus.
- Cada concessionária terá um especialista chamado “Century Meister” para orientar as encomendas dos veículos e proporcionar um atendimento personalizado e exclusivo.
Leia mais
- Baterias de estado sólido para carros elétricos tem avanço importante
- EUA: SUV da Toyota é flagrado em testes e pode substituir o Venza em 2027
- Toyota anuncia grande recall e interrompe venda de elétricos

One of One: um novo modelo exclusivo
Para marcar a passagem da Century de uma família de veículos para uma marca, a Toyota apresentou um novo conceito durante o Salão de Tóquio. Um SUV de luxo, com visual clássico e pensado para quem anda com um chofer.
O One of One conta com uma porta do motorista — que fica do lado oposto no Japão — com abertura convencional. No entanto, a do passageiro é deslizante, conferindo um grande ângulo de acesso à cabine. O banco traseiro está posicionado ao fundo do carro, garantindo amplo espaço para as pernas.

A opção mecânica do modelo ainda não foi confirmada, mas possivelmente será híbrida. Também não há informações sobre qual será o preço do carro de luxo. Os outros dois Century já disponíveis no Japão — um sedã grande e um SUV — dispõem de opções 3.5 V6 híbrida plug-in (PHEV) e 5.0 V8 híbrida plena (HEV) e custam cerca de US$ 180 mil (aproximadamente R$ 960 mil).
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.
