Luz do sol no campo: Acre inicia instalação de usinas solares em propriedades rurais

A energia solar chega a propriedades rurais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá

O governo do Acre deu mais um passo importante rumo à transição energética sustentável no campo ao anunciar a implantação de sistemas solares fotovoltaicos em propriedades rurais. O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), foi oficializado nesta quarta-feira (29) com a publicação da Ata de Registro de Preços nº 020/2025 no Diário Oficial do Estado.

O objetivo central do programa é reduzir o custo de energia para produtores rurais: Foto/Ilustrativa

 

A iniciativa prevê a instalação de usinas solares interligadas à rede elétrica em diversas regiões do estado, abrangendo o Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá.
A execução ficará sob responsabilidade da empresa Nóbrega & Assis Serviços de Engenharia Ltda., contratada para fornecer, instalar e realizar o comissionamento técnico dos equipamentos.

O objetivo central do programa é reduzir o custo de energia para produtores rurais, além de diminuir as emissões de carbono geradas pelo uso de geradores movidos a combustível fóssil.
Com a adoção da energia solar, o governo busca fortalecer a produção rural sustentável e incentivar o uso de fontes renováveis em todo o estado.

Com informações do AC24agro.