A Tesla iniciou a distribuição da versão 14 do seu sistema de condução autônoma, o Full Self-Driving (FSD), mas as primeiras análises apontam resultados abaixo do esperado. O novo software, que marca o primeiro grande avanço em um ano, tem apresentado falhas como “alucinações”, frenagens bruscas e excesso de velocidade — problemas que colocam em dúvida os planos de Elon Musk para liberar o uso do FSD sem supervisão ainda em 2025. As informações são do portal Electrek.
Desempenho abaixo do esperado
A expectativa para o Tesla FSD v14 era de que o sistema dobrasse a média de milhas percorridas entre desativações críticas — de cerca de 400 milhas (aprox. 644 km) na versão anterior para algo entre 800 (aprox. 1.287 km) e 1.200 milhas (aprox. 1.931 km). No entanto, os dados coletados por usuários mostram uma média de apenas 732 milhas (aprox. 1.178 km) antes que o sistema precise de intervenção humana.
Apesar da promessa de melhorias baseadas na frota de robotáxis da empresa em Austin, o avanço foi menor do que o previsto. Para alcançar o nível necessário de operação totalmente autônoma, seria preciso atingir pelo menos 10 mil milhas entre falhas, e mesmo assim, sob restrições geográficas e de velocidade.

A Tesla, que não divulga dados oficiais sobre o desempenho do FSD, tem se apoiado em relatos de motoristas e informações coletadas por meio de bancos de dados colaborativos, algo que o próprio Musk já chegou a compartilhar publicamente.
Problemas relatados pelos motoristas do Tesla FSD
Usuários que receberam a atualização FSD v14.1.4 reportaram uma série de falhas e comportamentos perigosos. Entre os principais problemas estão:
- “Alucinações” de estrada: o carro para aleatoriamente no acostamento, confundindo luzes de setas com sirenes de emergência.
- Frenagens bruscas: o veículo aplica e solta os freios repetidamente, causando um movimento abrupto e desconfortável.
- Desativação repentina: em alguns casos, o FSD foi completamente desativado dentro dos veículos.
- Velocidade excessiva: o retorno do modo “Mad Max” permite que o carro ultrapasse amplamente os limites de velocidade.
V14 is getting really annoying. Summon continued to fail with an error condition. Now in the car and FSD just isn’t functional. I don’t get it. Come on, Tesla. My brother got the same issue yesterday where his facia camera was nonfunctional and went black, obviously disabling FSD… pic.twitter.com/D8H8DY83sC
— Draco (@DracoTV) October 28, 2025
I had a great first day with FSD v14.1.4! Multiple hands-free, point-to-point rides with no disengagements. A few “brake stabbing” events were slightly annoying but not dangerous.
However, one odd event occurred today that @Tesla_AI and @aelluswamy may want to investigate. I was… pic.twitter.com/Rg4gGWQX1z
— AboutTesla (@AboutTesla) October 28, 2025
Essas falhas colocam em risco a credibilidade do sistema e levantam preocupações sobre a segurança dos motoristas e pedestres.
Futuro incerto para a autonomia da Tesla FSD
Mesmo com os avanços tecnológicos, a Tesla parece distante de alcançar um nível de condução realmente autônomo. O próprio desempenho do FSD v14 sugere que a meta de eliminar a supervisão humana ainda está longe de se concretizar.

Críticos e especialistas apontam que a empresa enfrenta limitações técnicas de hardware e poder de processamento, o que impede a evolução para o chamado “nível 4” de autonomia. Além disso, cresce a pressão por parte de órgãos reguladores, especialmente em relação ao modo “Mad Max”, após vídeos que mostram o sistema ultrapassando 145 km/h em vias públicas.
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Enquanto isso, a expectativa é que a Tesla libere novas atualizações pontuais da versão 14, tentando corrigir falhas e aproximar o sistema da meta prometida por Musk. Ainda assim, o consenso entre os analistas é claro: o FSD totalmente autônomo não deve se tornar realidade neste ano.
