Desaceleração da demanda e fim dos subsídios federais levam a GM a suspender operações em fábricas de Michigan, Ohio e Tennessee até 2026
A General Motors (GM) anunciou uma reestruturação significativa em sua divisão de veículos elétricos (EVs), com o corte de mais de 3.300 postos de trabalho em fábricas de Michigan, Ohio e Tennessee, conforme revelado pelo Detroit News.
A medida reflete a desaceleração da demanda por elétricos após o fim de subsídios federais e mudanças nas regras de emissões nos Estados Unidos.
Em comunicado, a empresa afirmou que está “realinhando sua capacidade de produção de veículos elétricos” diante da “adoção mais lenta no curto prazo e de um ambiente regulatório em constante evolução”.

Produção suspensa e reabertura em 2026
- Parte das demissões afetará trabalhadores das fábricas de baterias operadas em parceria com a LG Energy Solutions, que terão as atividades suspensas a partir de 5 de janeiro.
- A produção deve ser retomada em meados de 2026, quando a GM planeja lançar uma nova geração de modelos elétricos com custos mais baixos.
- Em Detroit, cerca de 1.200 funcionários da unidade exclusiva de veículos elétricos serão colocados em licença por tempo indeterminado.
- A planta, que opera em dois turnos, será reduzida a apenas um a partir do próximo ano.
Leia mais:
- GM e Hyundai farão parceria para fabricar tecnologia de energia limpa
- GM enfrenta crise na China e gastará bilhões em reestruturação
- GM trabalha em sistema proprietário de direção 100% autônoma

Custos bilionários e foco ajustado
A reestruturação resultou em uma despesa extraordinária de US$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre, incluindo perdas com ferramentas e instalações que haviam sido preparadas para veículos elétricos. A GM também encerrará a produção das vans elétricas BrightDrop no Canadá.
Apesar das reduções, a CEO Mary Barra afirmou que os veículos elétricos continuam sendo a “estrela guia” da empresa, mas com uma estratégia mais cautelosa até que o mercado e os incentivos voltem a ganhar tração.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
