Caos no Rio de Janeiro faz escolas de samba suspenderem ensaios

RS/Fotos Públicas

Megaoperação no Rio de Janeiro
1 de 1 Megaoperação no Rio de Janeiro – Foto: RS/Fotos Públicas

O Rio de Janeiro vive momentos de tensão após a operação policial mais letal da história do estado, realizada nessa terça-feira (28/10), nos complexos do Alemão e da Penha. 64 pessoas morreram, e a ação provocou confronto com o Comando Vermelho, que usou armamento pesado e chegou a determinar o fechamento de vias. A violência obrigou moradores e instituições a reverem suas rotinas e priorizar a segurança.

No mundo do samba, os impactos também foram imediatos. A Acadêmicos de Niterói, escola estreante no Grupo Especial que vai contar a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na avenida, cancelou o ensaio previsto para esta quarta-feira (29/10).

Leia também

“A comunidade sempre em primeiro lugar. A escola priorizará o bem-estar de todos que se sentem inseguros neste momento que a cidade do Rio de Janeiro está passando”, diz trecho do comunicado assinado pela direção da agremiação.

Outras escolas de samba também tiveram que adiar atividades. A Grande Rio cancelou o ensaio da comunidade na noite de terça, enquanto a Viradouro, Vila Isabel, União da Ilha e Império Serrano anunciaram o mesmo. “A decisão visa garantir a segurança e o bem-estar de todos os integrantes, componentes e do público”, informa a escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O Instituto Imperatriz Leopoldinense, braço social da escola, suspendeu as atividades na terça e, em comunicado, pediu paz: “A Imperatriz Leopoldinense anseia por dias melhores para nossa comunidade e pelo direito à cidadania”.

Entre os artistas afetados, a musa da Viradouro, Lore Improta, comunicou nas redes sociais que voltaria a Salvador logo após desembarcar no Rio para o ensaio da escola, que foi desmarcado. Ela disse que foi aconselhada a não permanecer na cidade diante do quadro de violência e caos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Entretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?