Dia D de Vacinação mobiliza famílias no Acre e garante mais de 3 mil doses aplicadas

Durante a mobilização, foram aplicadas 3.559 doses de vacinas dentro da campanha nacional de atualização da caderneta de imunização

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou o balanço oficial do Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado (18) em todos os municípios acreanos. Durante a mobilização, foram aplicadas 3.559 doses de vacinas dentro da campanha nacional de atualização da caderneta de imunização, que permanecerá ativa até o dia 31 de outubro.

Durante o evento, diversas famílias aproveitaram para atualizar as cadernetas de vacinação e registrar o momento ao lado do personagem Zé Gotinha: Foto/Reprodução

Em Rio Branco, a ação resultou na aplicação de 865 doses, distribuídas entre 384 adultos, 194 adolescentes e 369 crianças. A capital contou com 12 pontos de vacinação, que funcionaram até 17h nas unidades de saúde e até 21h em locais estratégicos, como supermercados e shopping centers.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o sábado foi escolhido para facilitar o acesso das famílias.

“Sábado foi o dia de maior mobilização, escolhido justamente para que os pais e mães possam levar as crianças e adolescentes às unidades. Foram doze pontos de vacinação abertos em toda a capital”,
explicou o secretário à Rede Amazônica.

Durante o evento, diversas famílias aproveitaram para atualizar as cadernetas de vacinação e registrar o momento ao lado do personagem Zé Gotinha, ícone das campanhas nacionais de imunização.

Além da capital, os municípios de Tarauacá e Epitaciolândia obtiveram os melhores resultados, com 501 e 180 doses aplicadas, respectivamente. Também se destacaram Mâncio Lima (177), Feijó (166) e Santa Rosa (163).

A campanha segue em andamento com 72 pontos de vacinação distribuídos pelo estado, abertos até o final do mês, para ampliar o acesso da população, especialmente entre trabalhadores que não conseguem se vacinar durante a semana.

O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, com a oferta de vacinas que fazem parte do calendário básico de imunização, como BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.

A mobilização continuará até 31 de outubro, reforçando o compromisso do estado em ampliar a cobertura vacinal e manter a proteção da população acreana contra doenças preveníveis.