São mais de 95 restos de monumentos megalíticos pré-históricos construídos em pedra e que sugerem uso cerimonial

Imagem: reprodução/Levante

Como as culturas antigas responderam às crises e ao colapso da ordem social estabelecida, inclusive em função das mudanças climáticas? Um sítio arqueológico localizado na atual Jordânia pode ajudar os pesquisadores a responderem esta pergunta.

Com cerca de 5 mil anos de história, Murayghat foi construído durante o período da Idade do Bronze Inicial. O local tem sido palco de diversas escavações realizadas por arqueólogos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Estruturas têm cerca de 5 mil anos (Imagem: reprodução/Levante)

Mudanças climáticas causaram mudanças nas expressões rituais

Os pesquisadores explicam que Murayghat surgiu após o declínio da Idade do Cobre, um período de transição entre o Neolítico e a Idade do Bronze. Nesta época, existiam assentamentos domésticos, ricas tradições simbólicas, artefatos de cobre e pequenos santuários de culto.

A equipe responsável pelo trabalho acredita que mudanças climáticas e perturbações sociais podem ter levado ao colapso desta cultura. Isso fez com os grupos do início da Idade do Bronze começassem a criar novas formas de expressão ritual, segundo estudo publicado na revista Levante.

Construção aconteceu após colapso da cultura anterior provocado pelas mudanças climáticas (Imagem: Susanne Kerner/Universidade de Copenhague)

Em vez dos grandes assentamentos domésticos com santuários menores estabelecidos, nossas escavações mostram aglomerados de dólmens, pedras em pé e grandes estruturas megalíticas que apontam para reuniões rituais e enterros comunitários.

Susanne Kerner, da Universidade de Copenhague

Leia mais

Estrutura era usada para práticas rituais (Imagem: reprodução/Levante)

Modificações nas primeiras sociedades

  • Mais de 95 restos de dólmens (monumentos megalíticos pré-históricos) foram documentados pelos arqueólogos.
  • O topo central da colina ainda contém recintos construídos em pedra e características rochosas esculpidas que também sugerem uso cerimonial.
  • As descobertas revelam que as primeiras sociedades lidaram com as adversidades construindo monumentos, redefinindo papéis sociais e criando novas formas de comunidade.
  • As escavações em Murayghat ainda revelaram cerâmica do início da Idade do Bronze, grandes tigelas comunitárias, pedras de amolar, ferramentas de sílex e alguns objetos de cobre.
  • Todos eles apontam para a realização de atividades rituais e possíveis banquetes.
  • As informações são do portal Phys.org.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.