Do sol escaldante à tempestade: Acre viverá fim de semana de extremos, alerta Friale

Segundo ele, será um fim de semana de calor intenso e ar seco no sábado, seguido por chuvas fortes e temperaturas mais amenas no domingo

O Acre deve enfrentar uma mudança drástica no clima entre sábado (18) e domingo (19), conforme previsão meteorológica divulgada pelo pesquisador Davi Friale em seu portal O Tempo Aqui. Segundo ele, será um fim de semana de contrastes, com calor intenso e ar seco no sábado, seguido por chuvas fortes e temperaturas mais amenas no domingo.

O domingo será marcado por chuvas intensas e risco de temporais/ Foto: Reprodução

Friale explicou que o sábado será de “muito calor e elevada radiação solar”, e que as temperaturas poderão atingir até 38°C em algumas áreas do estado. Os ventos devem soprar do noroeste, trazendo massa de ar quente e seca, o que agravará a sensação térmica nas regiões mais baixas. O pesquisador acrescentou ainda que “os dias serão muito ventilados”, reforçando o impacto do clima abafado.

A mudança no tempo começa na madrugada de domingo, quando a entrada de uma fraca onda polar provocará a redução das temperaturas e o aumento da umidade. Embora o fenômeno não seja suficiente para causar uma friagem, deverá aliviar o calor acumulado nos últimos dias. “O calor dos últimos dias sofrerá uma sensível queda, deixando a temperatura amena no domingo, com máximas abaixo de 28°C na maioria dos municípios acreanos, inclusive em Rio Branco”, detalhou Friale.

O domingo será marcado por chuvas intensas e risco de temporais, especialmente nas regiões centrais do estado e no vale do Juruá. O pesquisador alertou para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e galhos, além de danos a construções, devido aos ventos fortes e ao alto volume de precipitação.

Na capital Rio Branco e no vale do Rio Acre, as chuvas devem começar ainda nas primeiras horas da manhã. Já nas regiões centrais e oeste do estado, os temporais mais intensos devem ocorrer entre a tarde e a noite, podendo se estender até segunda-feira (20).

“Será um fim de semana de contrastes”, concluiu Friale, recomendando que a população se proteja do calor extremo no sábado e mantenha atenção redobrada com as tempestades previstas para o domingo.