Olhar Digital > Pro > Chefe do Instagram valoriza IA como ferramenta para ser criativo

Adam Mosseri diz que novas ferramentas democratizam a criação de conteúdo a quem tem poucos recursos, mas não nega riscos da tecnologia

Imagem: SomYuZu/Shutterstock

Inteligência artificial

Tudo sobre Inteligência Artificial

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a inteligência artificial está transformando a noção de criatividade, permitindo que mais pessoas criem e publiquem conteúdo em escala, mesmo sem grandes recursos.

Durante a conferência Bloomberg Screentime, ele disse que a IA reduz “o custo de produção de conteúdo a quase zero”, assim como a internet fez com a distribuição.

No entanto, alertou para o lado negativo: a proliferação de vídeos falsos e conteúdos manipulados, o que exigirá uma nova alfabetização digital, especialmente entre as crianças.

Chefe do Instagram alerta para o dano que vídeos falsos gerados por IA podem causar (Imagem: CHIEW/Shutterstock)

Leia mais:

  • Mosseri reconheceu que a Meta ainda precisa aperfeiçoar seu sistema de rotulagem de conteúdo gerado por IA, que hoje marca incorretamente materiais reais como artificiais.
  • Ele defendeu a criação de mecanismos de contextualização colaborativa, como o sistema de Notas da Comunidade, para ajudar o público a identificar o que é real ou sintético.
  • O executivo também sugeriu que a distinção entre conteúdo orgânico e artificial tende a desaparecer, já que muitos criadores usam IA apenas em partes do processo — como filtros ou correções —, criando um cenário “híbrido”.
Adam Mosseri
Adam Mosseri prevê que o conteúdo híbrido dominará a internet — e pede novas formas de verificação – Imagem: Divulgação Facebook

Instagram seguirá tendo o Reels como foco

Além da IA, Mosseri comentou que o Instagram continuará priorizando Reels e mensagens diretas, e avaliou que a presença do TikTok é positiva para a concorrência, forçando a Meta a inovar.

Ele também disse que a “nova operação” do TikTok nos EUA deve manter a estrutura e os incentivos da versão original.

Página de criação de Reels ao lado do logo do Instagram
Instagram deverá seguir focando inovações nos Reels, para competir com o TikTok no ramo dos vídeos curtos – Imagem: Ascannio/Shutterstock

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.