Caso aconteceu em Oslo, capital da Noruega, e a Rússia foi novamente acusada de usar os drones como provocação aos países europeus
Nas últimas semanas, drones misteriosos foram avistados sobrevoando diversas cidades importantes da Europa. Estas ações interromperam as operações em aeroportos, causando caos e temor entre a população.
O mais recente aconteceu nesta segunda-feira (6), quando os trabalhos no aeroporto de Oslo, capital da Noruega, foram suspensas por algumas horas. Mais uma vez, a Rússia foi acusada de estar por trás do episódio.

Alguns drones foram avistados perto do aeroporto
Segundo informações da Reuters, um piloto da Norwegian Air relatou ter visto entre três e cinco drones durante a aproximação ao aeroporto. As autoridades do país foram acionadas e decidiram suspender as operações no aeroporto.
A medida foi adotada para garantir a segurança dos passageiros, evitando possíveis colisões nas imediações da pista. Não há informações se os drones foram derrubados. Após algumas horas, os serviços aéreos foram retomados.

A União Europeia manifestou preocupação com mais este caso e irá investigar o ocorrido. Lembrando que o bloco quer criar um escudo para evitar violações no espaço aéreo. A Rússia é acusada de estar por trás dos episódios e promover um ataque híbrido no continente em meio à guerra contra a Ucrânia. Moscou nega.
Leia mais
- Drones misteriosos intrigam autoridades e levantam suspeitas na Europa
- Europa construirá ‘escudo’ de drones para se defender da Rússia
- Austrália investe em frota de drones submarinos

Histórico de provocações russas
- No dia 9 de setembro, o governo da Polônia anunciou ter abatido drones russos que cruzaram a fronteira com a Ucrânia.
- Alguns dias depois, em 13 de setembro, a Romênia informou ter enviado caças para a região da fronteira com a Ucrânia após equipamentos russos invadirem seu território.
- Já em 19 de setembro, foi a vez da Estônia acusar Moscou de violar seu espaço aéreo com três jatos de combate.
- No dia 22, voos foram suspensos por quase quatro horas no aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, após drones terem sido avistados na região.
- E em 2 de outubro, o mesmo aconteceu no aeroporto de Munique, na Alemanha, que paralisou as atividades duas vezes em menos de 24 horas.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.