Nova ferramenta faz parte da reformulação do Instagram para dar mais controle aos usuários na sua plataforma de textos curtos

Imagem: Cat Box / Shutterstock

O Instagram está desenvolvendo um novo recurso que permitirá aos usuários do Threads ajustar o algoritmo de seu feed, aproximando-se da promessa de Elon Musk de tornar o X “puramente IA”.

O recurso foi identificado pelo engenheiro Alessandro Paluzzi, que descobriu o código e informou ao TechCrunch.

Usuários poderão “treinar” o feed, em modelo semelhante ao que Elon Musk planeja para o X – Imagem: Adrian Tusar/Shutterstock

Controle direto do feed

  • A Meta confirmou que se trata de um protótipo interno, ainda sem testes públicos. A conta vinculada à função, @threads.algo, já é seguida por engenheiros do Instagram.
  • Segundo Paluzzi, os usuários poderão “marcar” a conta para indicar se querem ver mais ou menos de certos conteúdos, ajudando o feed a se adaptar a seus interesses.
  • O conceito acompanha a reformulação do Instagram, que também dará aos usuários maior controle sobre o algoritmo, permitindo escolher tópicos que desejam priorizar ou evitar.
Função experimental permitirá marcar tópicos favoritos e filtrar posts indesejados – Imagem: Instagram

Leia também:

Contexto regulatório

Essas iniciativas chegam em meio a pressões regulatórias e audiências no Congresso sobre o impacto dos algoritmos nas redes sociais, principalmente para jovens.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, afirmou que o objetivo é tornar a experiência mais dinâmica e ajustável – por exemplo, reduzir temporariamente posts sobre um time de futebol em má fase. Ainda não há data para o lançamento público da ferramenta.

Recentemente, o Threads recebeu novo recurso que permite anexar textos longos às postagens, com um limite de até 10.000 caracteres. Leia mais sobre isso aqui.

threads
Ideia dos testes está em dar aos usuários poder para moldar recomendações de conteúdo sem sair do app – Imagem: Koshiro K/Shutterstock

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.