Inmet emite aviso de chuvas fortes e ventos de até 60 km/h no Acre

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para parte do estado, válido até a manhã desta sexta-feira (26)

O Acre pode enfrentar um período de maior instabilidade climática nos próximos meses, com a possível volta do fenômeno La Niña, segundo alertas da Organização Meteorológica Mundial (OMM). A condição deve influenciar diretamente o regime de chuvas na região Norte, embora as temperaturas globais continuem acima da média, mesmo com o resfriamento das águas do Pacífico.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para parte do estado: Foto/ Reprodução

Segundo o boletim mais recente do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), as águas do Pacífico Equatorial estão dentro do padrão de normalidade. No entanto, o aquecimento anômalo do Atlântico Norte pode modificar a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favorecendo a concentração de chuvas no sudoeste da Amazônia, com destaque para o Acre, onde precipitações acima da média podem ocorrer até novembro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para parte do estado, válido até a manhã desta sexta-feira (26). O aviso indica a possibilidade de chuvas de até 50mm por dia, ventos entre 40 e 60 km/h, além de risco de cortes de energia, queda de árvores, alagamentos localizados e descargas elétricas.

Esses fenômenos são monitorados pela Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O órgão acompanha diariamente os boletins meteorológicos e trabalha em conjunto com a Defesa Civil para emitir alertas e orientar a população sobre medidas de segurança.