Nada de botões: IA do Google edita fotos por comando de voz

Google logo

Tudo sobre Google

Lançado pela primeira vez no Pixel 10, o novo recurso de edição de fotos por comando de voz agora está disponível para usuários Android nos Estados Unidos. Funciona do mesmo jeito que uma assistente de voz em TV: você aciona a IA por áudio e a tecnologia faz o trabalho sozinha. 

O usuário pode simplesmente descrever as edições desejadas usando sua voz ou texto no Google Fotos. Basta tocar em “Ajude-me a editar” no editor e os recursos avançados do Gemini farão os ajustes desejados. E se você não sabe por onde começar, pode usar uma das sugestões fornecidas ou simplesmente dizer “melhore”.

O Google incentiva os usuários a serem… criativos. E dá como exemplo a cena de uma alpaca de um zoológico transportada para Waikiki, uma ilha no Havaí — com bebida tropical incluída. Aprovado?

alpaca google fotos
Usuário pode simplesmente descrever as edições desejadas usando sua voz (Imagem: Google/Divulgação)

Você também pode pedir uma edição específica, como “remover os carros do fundo”, ou algo mais geral, como “restaurar esta foto antiga”, e o aplicativo entenderá as alterações. Dá até pra fazer várias solicitações em um único prompt, como “remover os reflexos e corrigir as cores desbotadas”.

IA por todos os lados

Fato é que o Google Fotos deixou de ser apenas um local de armazenamento de imagens e vídeos. Com a expansão do Gemini para todo o ecossistema da empresa, os usuários têm cada vez mais acesso a recursos impulsionados por inteligência artificial. Nos últimos meses, a big tech lançou uma série de novidades nos EUA para Android e iOS.

Recentemente, a tecnologia Veo 2 foi incluída no Google Fotos para transformar imagens em vídeos curtos. Basta selecionar uma imagem da galeria de fotos e escolher um dos dois prompts — “Movimentos sutis” ou “Estou com sorte” — para animar a foto e transformar momentos estáticos em videoclipes dinâmicos de seis segundos.

Já com o Remix no Google Fotos, é possível escolher uma foto da galeria e transformar a imagem em animes, quadrinhos, esboços ou animações 3D em alguns segundos. Também há a opção de criar GIFs e montagens usando o arquivo pessoal.

google fotos restaura
Ferramenta pode ser usada para restaurar fotos antigas (Imagem: Google/Divulgação)

Leia Mais:

Ask Photos

Desde o ano passado, o Google tem avaliado experiências com o Ask Photos, que usa o Gemini para entender o contexto da galeria de fotos e extrair detalhes relevantes a partir dessas memórias específicas — descobrindo informações sobre a sua vida.

Por exemplo, se você estiver tentando planejar sua próxima viagem de acampamento e quiser retornar a um local favorito, pode perguntar “Onde acampamos da última vez que fomos a Yosemite?”. Ou se quiser voltar a um restaurante que gostou e pedir a mesma coisa, basta perguntar “O que comemos no hotel em Stanley?”. 

ask photos
IA “lê” imagens para responder perguntas sobre acervo pessoal (Imagem: Google/Divulgação)

O Ask Photos entende detalhes, como onde você tirou fotos com seu equipamento de acampamento ou qual prato está na mesa na sua foto no restaurante, para dar a resposta. E como o Ask Photos é conversacional, se ele não encontrar a resposta imediatamente, você pode fornecer detalhes extras para orientá-lo na direção certa.