O Acre deve vivenciar uma mudança no clima a partir da próxima terça-feira (23), com a chegada de uma nova massa de ar polar, conforme antecipou o pesquisador em meteorologia Davi Friale. A previsão indica o fim do período de calor intenso, que tem predominado nos últimos dias, dando lugar a um tempo mais instável e com maior possibilidade de chuvas em diversas regiões do estado.

“Essa onda polar será fraca, mas diminuirá sensivelmente o calor dos últimos dias” Foto: Reprodução
Embora essa frente fria não traga uma queda acentuada nos termômetros, será o suficiente para aliviar o calor excessivo. “Essa onda polar será fraca, mas diminuirá sensivelmente o calor dos últimos dias”, esclareceu Friale.
Em seu portal de meteorologia, O Tempo Aqui, o especialista destacou que “a chegada de mais uma onda polar deixa o tempo extremamente instável, com chuvas a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia, podendo ser acompanhadas de temporais, principalmente no centro do estado e no vale do Juruá”.
Até o início da semana, o calor ainda deve predominar. No sábado e domingo, os ventos soprarão de forma constante, mas sem trazer alívio imediato. As temperaturas máximas devem oscilar entre 34°C e 37°C, enquanto as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C em todo o estado. “Os dias e noites serão muito ventilados, porém, o calor também estará presente”, ressaltou o meteorologista.
A previsão até segunda-feira (22) aponta para pancadas de chuva rápidas e isoladas, com baixa probabilidade de tempestades mais intensas. No entanto, eventos climáticos localizados ainda podem ocorrer em algumas cidades acreanas.