O novo sistema permite a autocorreção e o monitoramento em tempo real dos trens de forma mais eficaz e segura

Imagem: reprodução/Deutsche Bahn

Operações automatizadas de trens, manutenção inteligente, além de infraestrutura e estações inteligentes. Esses são os benefícios esperados após a ligação da primeira rede ferroviária 5G comercial do mundo.

Localizada na Alemanha, ela combina sinais de rádio com a internet de alta velocidade. Isso permite a autocorreção e o monitoramento em tempo real do serviço, o que deve revolucionar o setor do transporte ferroviário.

Janela de um trem
Sistema promete revolucionar transporte ferroviário (Imagem: Right Perspective Images/Shutterstock)

Maior eficiência da rede

A implantação oficial do novo sistema aconteceu após uma série de testes bem-sucedidos realizados pela Nokia em parceria com a empresa de transporte alemã Deutsche Bahn. A ideia é que a tecnologia seja utilizada para padronizar a rede ferroviária do país.

Esta é considerada a primeira solução 5G comercial que utiliza a banda de espectro de 1900 MHz em ferrovias. Este é um marco que trará benefícios importantes, incluindo operações automatizadas de trens, manutenção inteligente, bem como infraestrutura e estações inteligentes.

5G REDE MÓVEL
Esta é considerada a primeira solução 5G comercial que utiliza a banda de espectro de 1900 MHz em ferrovias (Imagem: deepadesigns/Shutterstock)

A novidade permite que os sinais e equipamentos possam ‘conversar’ entre si instantaneamente e com maior segurança. Ela também possibilita a detecção de problemas antes de avarias na rede. Chamado de FRMCS, ele pode funcionar em todos os países e ser atualizado à medida que o 5G melhora.

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Primeira ferrovia 5G do mundo fica na Alemanha (Imagem: Kreativorks/Shutterstock)

Transformação digital das ferrovias europeias

  • A Nokia também está ajudando a ProRail, nos Países Baixos (Holanda) a modernizar sua rede móvel ferroviária nos próximos quatro anos.
  • O objetivo é tornar a rede segura e mais confiável, reduzir o tempo de inatividade e os custos de operação a longo prazo.
  • A ideia é também acelerar a transformação digital no setor ferroviário europeu.
  • A expectativa é que novos países do continente adotem o sistema no futuro.
  • As informações são do portal Interesting Engineering.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

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Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.