Setembro começa hoje e traz aquele lembrete: o ano já caminha para o fim e ainda dá tempo de atualizar a lista de leituras. Pensando nisso, o Metrópoles reuniu indicações imperdíveis para quem quer mergulhar em novas histórias neste mês.
As sugestões passeiam por diferentes gêneros — do terror ao romance, passando pela ficção e pelas biografias. Confira os títulos que vão ajudar a aproveitar setembro da melhor forma:
Leia também
1. A Rainha da Rua Paissandu, de Ruth de Souza com Lázaro Ramos (Ed. Intrínseca)
Grande dama da dramaturgia brasileira e inspiração, Ruth de Souza foi uma precursora. Primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal, primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, ela construiu ao longo de décadas uma carreira singular, sendo também referência de representatividade negra nos palcos e nas telas do cinema e da televisão. O legado da atriz ganha destaque no livro de memórias escrito por Lázaro Ramos a partir de encontros com Ruth.
2. Com Amor, Freddie: A Vida e os Amores Secretos de Freddie Mercury, de Lesley-Ann Jones (Ed. Rocco)
Com amor, Freddie compartilha segredos chocantes da infância do músico que se consagrou pela liderança do Queens, mostra os medos mais profundos e desejos mais ardentes, explora as inspirações por trás das famosas composições, revisita os relacionamentos mais íntimos e revela quem era o verdadeiro amor de sua vida. A biografia será lançada no dia 5 de setembro.
3. Vermelho Rubro, de Isis Valverde (Ed. Citadel)
Escrito pela atriz Isis Valverde, a coletânea reúne poemas escritos ao longo de cinco anos e é dedicada a Rosalba Nable, mãe da artista, que venceu o câncer de mama após intensas sessões de quimio e radioterapia em 2024.
4. Achados & Perdidos, de Mario Oshiro (Editora Skript)
Kenzo é um jovem que, sem lembranças de quem é ou como chegou ali, é encontrado no metrô da capital paulista e levado para um departamento de achados e perdidos onde pessoas são tratadas como objetos esquecidos. No sistema, Kenzo é catalogado como “B124” e diagnosticado com a Síndrome dos Achados e Perdidos (SAP), que o leva a questionar não apenas onde está, mas quem realmente é.
A trama ganha vida ao explorar como ele, ao lado de Pedro, um “perdido” rebelde e divertido, navega pela solidão e busca por pertencimento nesse universo distópico. A relação entre os dois se aprofunda em um romance enquanto eles enfrentam os desafios de um sistema frio e impessoal que os vê como coisas esquecidas em prateleiras vazias.
5. O Homem Não Foi Feito Para Ser Feliz, de Maurício Mendes (Ed. Mondru)
O livro narra a jornada de Germano, um médico pardo em meio à hipocrisia, ao racismo e à falência dos afetos; O romance em primeira pessoa questiona a masculinidade, a mercantilização da saúde e o mito da felicidade e conta desde a formação em Medicina ao exercício da profissão, passando por amores fracassados, relações mal resolvidas e um profundo sentimento de inadequação.
6. Madrasta é a Mãe!, de Letícia Tomazella (Ed. Dita Livros)
A figura da madrasta é tema deste livro de Letícia Tomazella. Para elas, cabem as funções de convivência, criação, cuidados e educação mas não garante o acesso pleno à vida da família. Diante de tantas interdições, Letícia Tomazella ousa fazer perguntas para as quais ainda não formulamos respostas: “Nós pertencemos? O que somos no clã familiar? Quem somos, afinal?”.
7. Capital Inteligente: Os 7 Pilares para Construir sua Fortuna com Liberdade e Segurança, de Davi Ramos (Ed. Gente)
O livro apresenta a reflexão de que o verdadeiro sucesso financeiro não está na ostentação, mas em alcançar uma vida tranquila, estável e autônoma. O método CAPITAL, desenvolvido pelo autor, une vivência prática, sensibilidade emocional e conhecimento técnico para oferecer um sistema acessível, transformador e aplicável na vida real.
8. Verty Society, de Fénelon Tartari (Ed. Labrador)
Em 2400, a Terra se tornou Verty, um planeta ideal, governado pelo luxuoso Rei X, um líder fiel aos valores tradicionais e devoto de Eros, o deus salvador da humanidade. Shell, filha adotiva do rei, nunca se encaixou nessa nova realidade. Prisioneira de um corpo que não reconhece como seu e de uma sociedade que não tolera diferenças, encontra refúgio nos livros e no grupo dos sete ― amigos da Academia de Belas Artes de Gênova.
Na noite em que completa 300 anos, o que deveria ser sua celebração mais íntima e libertadora vira um pesadelo. Ela e os sete amigos despertam em um quarto branco, presos em um ritual obscuro transmitido em tempo real para toda a galáxia. O que parecia um castigo divino esconde algo ainda mais sombrio ― e o Rei X pode ser a peça-chave de um jogo muito maior do que todos imaginam.
9. Novas Masculinidades (Ed. BOC)
O livro O Futuro das Novas Masculinidades: uma descoberta social, política, econômica e cultural, reúne 29 autores que abordam de forma profunda os mais diversos aspectos das masculinidades, como saúde, LGBTfobia, etarismo, política, economia e mundo corporativo. A obra mergulha em experiências de pessoas de gêneros, sexualidades e etnias diferentes, que olham a partir de suas expertises para uma jornada de diversidade, acolhimento e mudanças.
10. Você Não Tem Que Ter Um Sonho, de Tim Minchin (Ed. Cultrix)
O livro foi inspirado em três dos discursos mais marcantes de Tim Minchin, entre eles, o célebre “Nove Lições de Vida”, no qual Minchin transforma reflexões aparentemente simples em conselhos profundos. Ele nos lembra de que não é preciso seguir um roteiro épico para ter uma vida enriquecedora: basta viver com paixão, questionar com coragem, amar com intensidade – e nunca perder o senso de humor.
11. Águas de Março, de Gisele Cerqueira e Hannah Kaiser (Ed. Euphoria)
O primeiro volume da adaptação de Águas de Março, conhecemos uma norte-americana que desembarca no Rio de Janeiro com um sonho nas costas e a responsabilidade de fazer uma empresa florescer. Lizzie, no entanto, nem imagina que seu ponto de partida envolva um encontro inesperado com Carolina, uma jovem como ela nunca foi: livre e despreocupada, que a fará entender que a vida é muito mais que apenas acumular responsabilidades.
12. Coleção Arquivos Sobrenaturais – Ed e Lorraine Warren, de Gerald Brittle (Ed. Darkside)
No mês da estreia do mais novo filme inspirado no famoso casal de investigadores paranormais, os livros Luz nas Trevas, Vidas Eternas e Lugar Sombrio reabrem os Arquivos Sobrenaturais e Ed e Lorraine Warren para desenterrar casos sombrios investigados pelos dois.

2 imagens



1 de 2
Livros sobre Ed e Lorraine Warren, escritos por Gerald Brittle (Ed. Darkside)
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 2
Livros sobre Ed e Lorraine Warren, escritos por Gerald Brittle (Ed. Darkside)
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
13. Brevíssima História do Conflito Israel-Palestina, de Ilan Pappe (Ed. Elefante)
Desde que as facções armadas da resistência palestina atacaram Israel na Operação Dilúvio em Al-Aqsa, os olhos do mundo se voltaram para um país onde parece não haver qualquer acordo, nem mesmo quanto ao seu nome oficial. Os israelenses chamam essa terra de Eretz Israel. Os palestinos, de Palestina. No dia 7 de outubro de 2023, cerca de 1.200 israelenses — a maioria civis — perderam a vida, e 240 foram feitos reféns, muitos dos quais ainda não voltaram para casa.
A reação de Israel matou mais de cinquenta mil palestinos até o momento; aproximadamente um terço eram crianças. A Brevíssima História do Conflito Israel-Palestina, de Ilan Pappe, conta de forma precisa como isso aconteceu, seja para aqueles que estão vendo o conflito se desdobrar pela primeira vez, seja para quem há muitos anos tem se dedicado ao ativismo pela paz e pela justiça na região.
14. Amor Com Todas as Letras, de Amy James (Ed. VR)
Aos 27 anos, Emily não está feliz com a vida. Ela sonha com uma carreira criativa, mas trabalha como recepcionista numa oficina mecânica. Sua sequência de mais de 300 dias sem perder uma partida de Wordle é uma de suas maiores realizações.
Por isso, quando se vê com apenas mais uma chance de ganhar — e nenhuma ideia de qual é a palavra da vez —, Emily pede ajuda a um de seus irritantes colegas de oficina. Só não esperava que John revelasse ser mais interessante do ela que imaginava.
15. Estrada Fantasma, de Jeff Lemire (Ed. Alta Geek)
Primeiro volume de uma série em quadrinhos, a trama combina o clima sujo e sangrento do grindhouse horror com elementos de fantasia surreal, e apresenta a jornada de Dom, um caminhoneiro solitário atormentado por um passado trágico. Durante uma madrugada na estrada, ele se vê obrigado a prestar socorro a Birdie, vítima de um grave acidente.
Tudo muda quando ambos encontram um artefato misterioso entre os destroços. A partir daí, a realidade se distorce, dando início a uma viagem alucinante por um universo repleto de monstros deformados e perigos que desafiam a lógica.
