Associação condena vereador por discriminar própria irmã trans em debate sobre ‘Parada Gay’

João Marcos propõe projeto de lei para vetar participação de menores na Parada LGBTQIAP+

A Associação das Travestis e Transexuais do Acre (ATTRAC) emitiu uma declaração nesta terça-feira (18) em apoio a Gentil Guimel Luz, mulher trans e irmã do vereador João Marcos Luz (PL), líder do prefeito Tião Bocalom na Câmara Municipal de Rio Branco.

Foto antiga mostra João Marcos ao lado de Guimel/Foto: Redes sociais

João Marcos é o proponente do projeto de lei que visa proibir a participação de crianças e adolescentes na Parada LGBTQIAP+.

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é proteger menores de um ambiente considerado inadequado para sua faixa etária.

Na nota, a ATTRAC critica a família de Luz por não aceitar Guimel e por apoiar o projeto de lei proposto pelo vereador:

“Agora compreendemos por que um projeto visa impedir que famílias LGBT levem seus filhos à parada e que jovens LGBT possam exercer sua cidadania acompanhados de seus responsáveis. A família Luz demonstra não aceitar uma pessoa da própria família e deseja impor sua visão à sociedade, o que não apenas é inconstitucional, mas também cruel”, afirmou a nota.

No entanto, nas redes sociais de Guimel, em março deste ano, a artista publicou uma foto ao lado do irmão vereador, agradecendo João Marcos pelo apoio, suporte e generosidade em cuidar dela.

“Ele é o caçula de três irmãos, sempre fomos unidos, mas eu como irmão mais velho sempre disse a ele o que talvez nunca alguém tivesse coragem, até porque ele é muito reservado quanto a sua vida particular. Graças a ele realizei sonhos de conhecer cidades e gravar meu primeiro CD. Ele foi o homem mais importante na minha vida depois do meu pai, que me colocou no mundo”, escreveu Guimel.

“Ele será sempre lembrado pela sua generosidade em cuidar de mim… Essa foto revela muito do quanto nossa relação era sem preconceito algum, eu me sentia aceito e amado por ele”, completou.

Segue abaixo a nota completa da ATTRAC:

“A Associação das Travestis e Transexuais do Acre vem expressar solidariedade a Gentil Guimel Luz, uma artista que ilumina e encanta o mundo com sua luz e talento. Gentil tem como irmão o vereador João Marcos Luz, que pretende responsabilizar o movimento LGBT ao proibir que menores de idade participem da Parada LGBT que ocorre anualmente em Rio Branco. Agora entendemos por que um projeto visa impedir que famílias LGBT levem seus filhos à parada e que jovens LGBT possam exercer sua cidadania acompanhados de seus responsáveis. A família Luz demonstra não aceitar uma pessoa da própria família e deseja impor seu modo de operar a toda a sociedade, o que é não apenas inconstitucional, mas também cruel.

Nossa solidariedade completa a Gentil, cujo nome traz o afeto e a humanidade que ela deseja receber do mundo. Nós simpatizamos com todos os processos de anulação da identidade humana e reconhecemos os impactos desses processos na vida das pessoas LGBT.”