No Acre, presos comemoram Dia dos Pais oferecendo ajuda a idosos do Lar Vicentino

A programação contou com a entrega de sandálias e hortaliças, além de cortes de cabelo oferecidos por detentos

O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou na manhã desta terça-feira (12) uma ação especial para celebrar o Dia dos Pais no Lar Vicentino, em Rio Branco.

A programação contou com a entrega de sandálias e hortaliças, além de cortes de cabelo oferecidos por detentos. “Todos os itens e serviços são frutos do trabalho desenvolvido dentro do Complexo Penitenciário”, resultado das atividades voltadas à reintegração social.

Iapen realiza ação do Dia dos Pais no Lar Vicentino com serviços e doações produzidos por detentos/Foto: ContilNet

Conforme explicou André Vinicio, diretor de Reintegração Social do Iapen, a iniciativa visa também “aproximar a sociedade do trabalho realizado no sistema prisional”. Ele destacou que as sandálias foram produzidas por internos, em parceria com o Senapen e o Tribunal de Justiça, e que eles também atuam em outras áreas como a fabricação de instrumentos musicais, manutenção de bicicletas e veículos, marcenaria, artesanato, cultivo de hortaliças e criação de animais.

Rodrigo Draique, Waldenize Rebelo e André Vinicio/Foto: ContilNet

Sobre o propósito da ação, André acrescentou que “o Iapen tem esse olhar para a ressocialização, proporcionando oportunidades para que os internos saiam dali qualificados e em melhores condições para retomar o convívio familiar”.

Waldenize Rebelo, diretora do Lar Vicentino, ressaltou a importância da interação: “É gratificante, tanto para nós como direção, quanto para os idosos, que recebem e dão carinho durante esse contato”.

Ação é uma oportunidade de troca de afeto entre apenados e idosos/Foto: ContilNet

Rodrigo Draique, detento de 25 anos que cumpre pena há quatro anos, comentou que momentos como esse são fundamentais para mostrar que é possível recomeçar: “É muito gratificante poder mostrar meu talento e provar que todos merecem uma segunda chance”.

Idosos recebem sandálias, hortaliças e cortes de cabelo produzidos no sistema prisional/Foto: ContilNet

A ação, organizada pela Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, além de levar atenção e afeto aos idosos do Lar Vicentino, oferece aos detentos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e contribuir positivamente para a comunidade.