Aeronave híbrida de turbina a gás com decolagem e pouso vertical foi projetada para missões em baixa altitude

Projeto permite operações tripuladas e totalmente autônomas (Imagem: Divulgação/Joby)

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Uma nova categoria de VTOL (ou o famoso carro voador) focada em missões de defesa nos Estados Unidos será desenvolvida pela empresa de transporte Joby Aviation em uma parceria com a L3Harris Technologies, especializada em soluções tecnológicas.

A aeronave híbrida de turbina a gás com decolagem e pouso vertical foi projetada para missões em baixa altitude e oferece a versatilidade de ser pilotada opcionalmente, permitindo operações tripuladas e totalmente autônomas.

Os testes de voo estão previstos para começar neste ano, com as empresas planejando realizar demonstrações operacionais durante exercícios governamentais em 2026.

Testes de voo da parceria estão previstos para começar neste ano (Imagem: Divulgação/Joby)

Parceria de peso

  • O projeto combina o programa de desenvolvimento de aeronaves comerciais já existente da Joby, conhecida por seus serviços de táxi aéreo, com a expertise da L3Harris em missões de plataforma, incluindo sensores, efetores, comunicação e autonomia colaborativa;
  • “A próxima geração da tecnologia de elevação vertical permite a integração de longo alcance, com e sem tripulação, em uma variedade de missões”, disse Jon Rambeau, Presidente de Sistemas de Missão Integrados da L3Harris;
  • “Trabalhamos em estreita colaboração com o Departamento de Defesa na última década para dar a eles um lugar privilegiado no desenvolvimento de nossas tecnologias de dupla finalidade. Nosso país depende de empresas como a nossa, que se movem rapidamente, e temos a equipe, a tecnologia e a plataforma para fazer exatamente isso”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
Empresa expandiu sua unidade em Marina, Califórnia (EUA), dobrando sua capacidade de produção de aeronaves (Imagem: Divulgação/Joby)

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Em um comunicado, a Joby informou que está desenvolvendo um trem de força híbrido de turbina a gás para sua atual plataforma de aeronaves S4 desde a aquisição da divisão de autonomia da Xwing em junho de 2024.

Joby está desenvolvendo um trem de força híbrido de turbina a gás para sua atual plataforma de aeronaves S4 (Imagem: Divulgação/Joby)

No ano passado, a empresa já havia demonstrado, sob contrato governamental, que sua plataforma pode ser hibridizada para oferecer alcances mais longos, apresentando um voo híbrido de hidrogênio-elétrico de 900 km, o primeiro da indústria.

Recentemente, a companhia expandiu sua unidade em Marina, Califórnia (EUA), dobrando sua capacidade de produção de aeronaves no local para 24 por ano. A unidade total agora abrange 41.950 m², possibilitando também a expansão do seu programa de testes de voo.

Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.