Olhar Digital > Pro > Há como ler conversas de outras pessoas com o ChatGPT; entenda
Conversas do ChatGPT aparecem em buscas, e usuários podem até estar expondo informações pessoais sem saber
Tudo sobre ChatGPT
Tudo sobre OpenAI
Uma curiosa brecha nos mecanismos de busca permite acessar conversas compartilhadas publicamente no ChatGPT.
Ao filtrar pesquisas por URLs que contenham chatgpt.com/share, é possível encontrar diálogos variados — de dúvidas cotidianas sobre reformas e receitas até interações absurdas, como provocações à IA e pedidos incomuns, incluindo um guia fictício sobre “como usar um micro-ondas sem invocar Satanás”.

Como as conversas ficaram acessíveis
- Essas conversas só ficam públicas se o próprio usuário clicar deliberadamente no botão “compartilhar” e depois em “criar link”, tornando o conteúdo acessível via URL.
- Mesmo assim, muitos usuários podem não perceber que esses links podem ser indexados por mecanismos como Google ou Bing, o que pode resultar na exposição acidental de informações pessoais.
- Em um dos casos, os dados puderam levar facilmente ao perfil de LinkedIn de um usuário.
Leia mais:
- O ChatGPT está nos deixando estúpidos?
- Ao usar o ChatGPT como terapeuta, você abre mão de algo importante
- 5 dicas para fazer brainstorming no ChatGPT

OpenAI e Google se pronunciaram sobre o caso
A OpenAI confirmou ao TechCrunch que os chats não são públicos por padrão e que os links indexados faziam parte de um experimento, já encerrado, para facilitar o compartilhamento de conversas úteis com controle do usuário.
Segundo um porta-voz do Google, cabe aos donos das páginas — e não aos mecanismos de busca — decidir se o conteúdo será indexável.
O caso lembra a dinâmica de links públicos no Google Drive: se o arquivo estiver configurado como “visível por qualquer pessoa com o link”, ele poderá acabar nos resultados de busca, mesmo que isso não tenha sido a intenção inicial do usuário.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.