Câmara aprova projeto para instalação de ambulatório veterinário gratuito na capital

Entre os serviços que poderão ser oferecidos estão consultas clínicas, vacinação e procedimentos básicos

A defesa dos direitos dos animais avançou na Câmara Municipal de Rio Branco com a aprovação de uma proposta que prevê a criação de um centro veterinário público com atendimento ambulatorial.

A iniciativa foi apresentada pelo vereador João Paulo e passou a integrar o plano de ações ambientais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, votada e aprovada no Legislativo municipal no último dia 15 de julho.

Entre os serviços que poderão ser oferecidos estão consultas clínicas, vacinação e procedimentos básicos: Foto/ Reprodução

A proposta tem como objetivo principal oferecer atendimento gratuito ou com valor acessível a animais em situação de risco, especialmente aqueles que pertencem a famílias com poucos recursos, que foram abandonados ou que estão sob os cuidados de cuidadores voluntários.

Entre os serviços que poderão ser oferecidos estão consultas clínicas, vacinação e procedimentos básicos, com foco na saúde e bem-estar dos animais, além da prevenção de doenças que possam afetar também a saúde humana.

Com a aprovação da emenda, o próximo passo será da Prefeitura, que deverá tomar as medidas necessárias para viabilizar a criação da unidade, incorporando a proposta à estrutura orçamentária e aos planejamentos de gestão nos próximos anos.