Robôs fizeram dança artística, posaram junto a lutadores marciais, deram mortais e usaram nunchaku; confira como foi o evento
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre China
Todos os anos, o grupo estatal chinês de mídia, o China Media Group, organiza um evento de gala na primavera. O evento é um marco comemorativo do Ano Novo Chinês e esta edição chamou atenção com uma dúzia de robôs humanoides posando como lutadores marciais.
Em cima de blocos que simbolizam montanhas, lutadores de artes marciais posavam em estilos similares aos do kung-fu. No chão abaixo deles, 12 robôs seguiam os passos da ‘dança marcial’.
A iniciativa representa uma homenagem às heranças chinesas ligada às artes marciais ao mesmo tempo em que destaca o avanço vigente da tecnologia e como ambos os conceitos se interpolam.
Para além da criatividade, o uso dos robôs humanoides também representa o avanço da tecnologia chinesa perante as potências mundiais rivais.
Um pouco mais da apresentação

O festival de primavera é o evento mais assistido de toda a China e os robôs humanoides escolhidos pertencem a quatro diferentes empresas: Unitree Robotics, Galbot, Noetix e MagicLab.
O programa foi dividido em diferentes blocos. No primeiro, os robôs foram apresentados em uma longa exibição de movimentos de artes marciais, incluindo uso de espadas, nunchaku e mortais.
Leia mais:
- Robôs encaram humanos em maratona de corrida na China
- Ela tem emoções, expressões faciais e até temperatura corporal – mas é um robô
- Afinal, por que as pessoas compram um robô humanoide?
Outros blocos contaram com diferentes atrações, como os robôs da Noetix que apareceram ao lado de comediantes humanos, e uma dança artística sincronizada dos humanoides da MagicLab ao som de “We Are Made in China”.
Para além de entreter os convidados, o uso dos robôs humanoides também serve como uma propaganda, visto que a AgiBot e Unitree farão ofertas públicas ainda este ano.
Você pode assistir a um dos clipes da apresentação clicando aqui.
Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
