As repartições públicas estaduais do Acre não terão expediente por três dias durante o período de Carnaval. A decisão foi oficializada pelo governo do estado e publicada no Diário Oficial referente ao mês de fevereiro de 2026.
De acordo com o calendário divulgado, os pontos facultativos serão nos dias 16 (segunda-feira), 17 (terça-feira) e 18 de fevereiro (quarta-feira). Com isso, secretarias e órgãos ligados ao Poder Executivo estadual, tanto da administração direta quanto indireta, ficarão fechados nessas datas.
Mesmo com a pausa nas atividades administrativas, os serviços considerados essenciais continuarão atendendo normalmente. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e as delegacias em todo o estado seguirão funcionando, garantindo assistência em casos de urgência e emergência.
O atendimento ao público nas demais repartições estaduais será retomado na quinta-feira, 19 de fevereiro, após o fim do período de ponto facultativo.
O Carnaval 2026 em Rio Branco contará com um dos maiores esquemas de segurança já montados para o período festivo. Ao todo, 937 profissionais da segurança pública estarão mobilizados durante as cinco noites de evento, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com atuação concentrada na região central da capital.
Quase 50 mil pessoas participaram do Carnaval no Centro de Rio Branco em 2025 | Foto: ContilNet
A operação é coordenada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e reúne ações preventivas, ostensivas e de fiscalização, com a integração de órgãos estaduais e municipais. Segundo o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, o planejamento envolve a união de todas as forças de segurança para garantir tranquilidade aos foliões.
“A segurança pública, através da Sejusp, une todos os órgãos, existindo uma congregação de todas as forças para que nós tenhamos um carnaval extremamente seguro. Nós esperamos que esse planejamento possa proporcionar para a população um carnaval tranquilo”, afirmou.
As festividades acontecem na Praça da Revolução, em frente à Prefeitura de Rio Branco, e se estendem por trechos da Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. O esquema de segurança conta com a participação da Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Detran/AC, RBTrans, Iapen e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN).
