Terça-feira será de calor, vento e chuvas pontuais, aponta previsão atualizada para o Acre

Segundo o meteorologista Davi Friale, o dia será marcado por calor, ventilação e pancadas isoladas

A previsão do tempo divulgada pelo meteorologista Davi Friale indica uma terça-feira (3) de instabilidade atmosférica em boa parte da região Norte e Centro-Oeste da América do Sul, influenciada pela elevada umidade do ar. O cenário favorece a ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru.

Praça Plácido de Castro

A previsão do tempo divulgada pelo meteorologista Davi Friale indica uma terça-feira (3)/ Foto: Ramom Aquim

No Acre, a tendência é de tempo quente, porém ventilado, com presença de sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva. Apesar da instabilidade, a probabilidade de temporais ou chuvas intensas no estado é considerada baixa.

Nas microrregiões do leste e sul acreano, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor com ventos mais presentes, variando entre fracos e moderados, com rajadas ocasionais vindas do norte, com variações de noroeste e nordeste. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 50% durante a tarde, chegando a até 100% nas primeiras horas da manhã.

Já no centro e oeste do estado, incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo segue padrão semelhante, com calor, ventilação e chuvas rápidas e localizadas. Nessa região, a umidade mínima varia entre 45% e 55%, enquanto a máxima também pode alcançar 100% ao amanhecer.

As temperaturas permanecem elevadas em todo o estado. As mínimas variam entre 22ºC e 25ºC, enquanto as máximas podem chegar a 34ºC, especialmente em municípios como Rio Branco, Tarauacá e Feijó. Em cidades do Vale do Juruá e do interior, os termômetros devem oscilar entre 31ºC e 33ºC no período mais quente do dia.

De acordo com Friale, apesar do calor intenso, os ventos ajudam a amenizar a sensação térmica, reduzindo o desconforto provocado pelas altas temperaturas.