Juruá Informativo

Tchê se prepara para deixar comando da Seagri e voltar à Aleac em breve; veja detalhes

O atual secretário de Agricultura do Estado, Luiz Tchê, se prepara para deixar o comando da pasta nos próximos meses. A informação foi confirmada ao ContilNet nesta segunda-feira (2) por uma fonte próxima ao gestor.

Tchê é secretário de Agricultura/Foto: Reprodução

Tchê deve retornar ao cargo de deputado estadual. Ele foi reeleito nas eleições de 2024, mas deixou a função para assumir a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri). À época, o suplente Marcus Cavalcante, também do PDT, assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

A saída de Tchê da pasta faz parte de uma estratégia com foco nas eleições deste ano. O deputado pretende disputar a reeleição e tem até abril para se descompatibilizar do cargo de secretário. No entanto, o projeto político do deputado licenciado também passa pelo apoio incondicional à candidatura de Mailza Assis, motivo pelo qual a saída do cargo deve ocorrer de forma antecipada. Será na Aleac o ambiente em que Tchê atuará para fortalecer a candidatura da vice-governadora.

O nome que substituirá Tchê no comando da Seagri ainda não foi divulgado, mas a expectativa é de que o deputado indique alguém de sua confiança para ocupar o cargo.

Durante a gestão de Tchê na Seagri, o Acre alcançou resultados inéditos na agricultura, com destaque para o café robusto amazônico, que registrou crescimento de 146,6% entre 2018 e 2024 no Valor Bruto da Produção (VBP), indicador econômico utilizado para medir a riqueza gerada pela produção. Foi também durante sua gestão que diversas iniciativas foram criadas para incentivar a qualidade e a valorização do produto local, como o Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre (Qualicafé), que chegou à terceira edição em 2025 e vem estimulando a produção de cafés de excelência.

No concurso Coffee of the Year 2025, quatro produtores acreanos ficaram entre os 30 melhores do Brasil, e dois alcançaram a lista dos 15 finalistas, um marco que consolida a qualidade e o potencial da produção local.

Sair da versão mobile