Divulgação

A atriz Tânia Maria, que conquistou o coração dos fãs de cinema de todo o mundo como Dona Sebastiana em O Agente Secreto, está colocando a saúde em dia para poder ter condições de viajar à cerimônia do Oscar, em Los Angeles, no próximo dia 15 de março. A novidade foi compartilhada nesta terça-feira (10/2) pela médica da atriz, a pneumologista Zaida Cavalcanti.
“O Brasil inteiro torce para ver Dona Tânia no Oscar. Como a viagem de avião é longa, seguiremos avaliando com responsabilidade se ela poderá realizá-la com segurança“, detalhou nas redes sociais.
Leia também
1 de 9
Tânia Maria e a médica pneumologista Zaida Cavalcanti
Reprodução/Redes sociais
2 de 9
Tânia Maria na ficção científica nacional Yellow Cake
Reprodução
3 de 9
Pernambuco: com Tânia Maria, Carnaval 2026 homenageia O Agente Secreto
Reprodução/Instagram
4 de 9
Tânia Maria se encontra com João Gomes
Reprodução/Instagram
5 de 9
Tânia Maria em Yellow Cake, filme de Tiago Melo selecionado para o Festival de Roterdã
Divulgação/Gilvan Barreto
6 de 9
Tânia Maria, cotada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela revista Variety
Reprodução/Instagram
7 de 9
Tânia Maria como Dona Sebastiana, de O Agente Secreto
Divulgação
8 de 9
Cena de O Agente Secreto com Tânia Maria
Reprodução
9 de 9
Wagner Moura e Tânia Maria em O Agente Secreto
Divulgação
Pelo perfil, a médica detalhou que a atriz de O Agente Secreto está em tratamento após ser diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), consequência dos 65 anos de tabagismo da atriz, hoje com 79 anos.
“A DPOC é uma doença crônica que, muitas vezes, evolui de forma silenciosa. Por isso, a investigação adequada faz toda a diferença. Exames como a espirometria, a tomografia e o acompanhamento clínico permitem compreender melhor o estágio da doença e definir o caminho mais seguro para o tratamento”, explica a pneumologista.
A decisão de largar o cigarro e cuidar da saúde veio após o sucesso do filme de Kleber Mendonça Filho e a repercussão internacional do longa, indicado a quatro categorias no Oscar. “Antes eu fumava três carteiras por dia. Se quiser contratar Tânia Maria agora, é sem cigarro“, contou a atriz em entrevista ao Fantástico.
“Aproveito também para parabenizá-la (Tãnia Maria) não apenas pelo talento indiscutível, mas pela postura consciente e cuidadosa com a própria saúde“, dedicou a médica ao final da publicação. “Cuidar-se também é um ato de coragem e nunca é tarde”, completou.