Switch faz história e bate marca recorde na Nintendo

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Switch se tornou o console mais vendido da história da Nintendo. Até 31 de dezembro de 2025, a empresa tinha comercializado 155,37 milhões de unidades do videogame. O número superou os 154,02 milhões de unidades vendidas do Nintendo DS, quebrando o recorde mantido pelo console por 12 anos.

Esse marco ocorre enquanto a Nintendo foca na transição para o Switch 2, lançado em junho de 2025. O sucesso acumulado do Switch deu novo fôlego à empresa após o fracasso do Wii U, que teve apenas 13,56 milhões de unidades vendidas ao longo da sua história.

Formato híbrido do Nintendo Switch unificou público e aumentou lucros da empresa

O Switch marcou uma guinada na estratégia da Nintendo. Até março de 2017, a empresa oferecia consoles para jogar em casa (Wii e Wii U) e modelos portáteis (DS e 3DS). Então, veio o Nintendo Switch: um modelo híbrido de console, que funciona tanto conectado à uma tela quanto de forma portátil. 

Ao unir esses dois públicos num só produto, a empresa triplicou seu valor de mercado. Ajudaram nesse crescimento a alta procura durante a pandemia e o sucesso de jogos como “Mario Kart 8 Deluxe”, que vendeu 70 milhões de cópias.

A chegada do Switch 2 ao mercado teve desempenho mais robusto em comparação ao seu antecessor. Em menos de um ano, 17,37 milhões de unidades foram vendidas (o que também supera os números do Wii U). 

Nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2026 (entre abril e dezembro de 2025), a Nintendo teve um lucro líquido de aproximadamente US$ 2,31 bilhões (R$ 12,08 bilhões), aumento de 51% em comparação ao mesmo período do ano fiscal anterior. A meta da empresa é chegar a 19 milhões de unidades vendidas do Switch 2 até março de 2026.

Mesmo sendo o maior sucesso da Nintendo, o Switch ainda precisa superar o PlayStation 2, da Sony, para ser o console mais vendido da história. O aparelho da Sony somou mais de 160 milhões de unidades comercializadas antes de sair de linha em 2013. Não à toa, a Nintendo confirmou que continuará vendendo o primeiro Switch. Pelo menos, enquanto houver compradores interessados.

(Essa matéria usou informações de CNBC e The Verge.)

Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.