A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta quinta-feira (19), um homem de 55 anos suspeito de envolvimento no homicídio de Giovanna dos Reis Costa, que tinha 9 anos quando foi assassinada em 2006. A prisão preventiva foi decretada após a reabertura do caso, que estava arquivado por falta de provas.
- Filhote de macaco adota ‘mãe’ de pelúcia após ficar órfão e emociona zoo; vídeo
O crime aconteceu em 10 de abril de 2006, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Giovanna desapareceu enquanto vendia rifas escolares nas proximidades de casa. Dois dias depois, o corpo da menina foi encontrado em um terreno baldio, envolto em sacos plásticos e com as mãos amarradas com fios elétricos. A perícia apontou que a causa da morte foi asfixia mecânica e constatou sinais de violência sexual. As roupas da criança foram localizadas em outro terreno próximo.
Na época, moradores da região chegaram a ser investigados, denunciados e submetidos a júri popular, mas acabaram absolvidos por insuficiência de provas. Com isso, o processo foi arquivado.
Quase duas décadas depois, o inquérito foi retomado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, após o surgimento de novos elementos considerados relevantes. Segundo a investigação, os relatos recentes trouxeram detalhes compatíveis com a dinâmica do crime, incluindo a forma como a vítima teria sido atraída, abusada e morta por asfixia para evitar reconhecimento. Também foram apontadas tentativas de ocultação de cadáver e de incriminar terceiros pelo descarte das roupas.
Além dos novos testemunhos, provas técnicas foram reavaliadas. Fios elétricos apreendidos, em 2006, na residência do suspeito apresentariam características semelhantes aos utilizados para amarrar a menina. Uma sacola onde estavam as roupas da vítima também teria sido vinculada ao imóvel dele em diligências posteriores.
O homem foi preso e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para esclarecer completamente o caso e reforçou o compromisso de não deixar crimes dessa natureza sem resposta, mesmo após tantos anos.
Leia mais no BacciNotícias:
- Delegado do caso Orelha deixa cargo para concorrer às eleições
- Criança morre após se engasgar com pirulito
- Entenda o real motivo da ira da Grande Rio com equipe de Virginia durante desfile
O post Suspeito é preso quase 20 anos após crime e morte de menina de 9 anos apareceu primeiro em Bacci Noticias.

