Divulgação

Mehdi Mahmoudian, co-roteirista de Foi Apenas um Acidente, filme indicado ao Oscar, deixou a prisão do Irã após 17 dias detido. Ele foi preso em Teerã após assinar uma declaração que criticava o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.
Além de Mahmoudian, outros dois signatários do documento foram liberados: Vida Rabbani e Abdollah Momeni. Os três foram liberados após pagarem fiança, de acordo com informações do The Guardian.
1 de 3
Foi Apenas Um Acidente
Divulgação
2 de 3
Foi Apenas Um Acidente (2025)
Divulgação
3 de 3
Foi Apenas Um Acidente (2025)
Divulgação
Jafar Panahi, diretor de Foi Apenas um Acidente, comentou sobre a prisão em um comunicado: “Mehdi Mahmoudian, Vida Rabbani e Abdollah Momeni exerceram pacificamente seu direito de expressar suas opiniões, mas o regime respondeu acusando-os de ‘insultar o líder supremo’ e de ‘propaganda contra a República Islâmica”.
Leia também
“Durante anos, acusações desse tipo têm sido usadas como ferramentas para criminalizar o pensamento, silenciar críticas e incitar o medo na sociedade. Transformar um ato civil e pacífico em um caso de segurança nacional é um claro sinal de intolerância para com as vozes independentes dos cidadãos”, completou.
Essa não foi a primeira vez em que Mahmoudian foi preso. Ele já chegou a pegar uma pena de cinco anos, que terminou em 2014, sob a acusação de fazer “motim contra o regime”.
Panahi também já foi detido e colocado em prisão domiciliar. Os dois, inclusive, se conheceram na prisão.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?