O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, apresentou nível de 12,33 metros nesta segunda-feira (9), medição realizada às 8h, mantendo-se acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros. Apesar da redução em relação aos dias mais críticos, o rio segue sob atenção das autoridades locais.

A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros permanecem em alerta, monitorando o nível do rio e as regiões mais vulneráveis: Foto/Reprodução
No dia 17 de janeiro, o manancial ultrapassou a cota de transbordamento, de 13 metros, e desde então tem registrado oscilações no volume das águas. Durante a cheia mais intensa, 11 bairros, 12 comunidades rurais e três vilas foram afetados, impactando cerca de 6 mil moradores. A inundação também provocou a suspensão do fornecimento de energia para 26 famílias.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul informou que quatro escolas estão preparadas como abrigos caso seja necessário remover moradores das áreas de risco. Até o momento, nenhuma família precisou ser deslocada.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros permanecem em alerta, monitorando o nível do rio e as regiões mais vulneráveis. Em Cruzeiro do Sul, além da cota de alerta de 11,80 metros, a cota de transbordamento continua em 13 metros.