A Variety atualizou as apostas para o Oscar nesta quinta-feira (5/2) e colocou Wagner Moura como azarão na disputa de Melhor Ator. A lista faz parte da seção Awards Circuit, assinada por Clayton Davis, editor-chefe de premiações da revista, e é atualizada semanalmente com base no cenário atual da corrida. O vencedor será revelado em 15 de março.
Na análise, a Variety aponta que Wagner Moura entrega em O Agente Secreto uma atuação “refinada e complexa”, marcada por urgência política e pelo retrato de um homem esmagado pelo autoritarismo.
1 de 5
Wagner Moura em cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação
2 de 5
Tânia Maria como Dona Sebastiana, de O Agente Secreto
Divulgação
3 de 5
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação
4 de 5
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação
5 de 5
Maria Fernanda Candido em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Cinema Scopio/Divulgação
Apesar disso, a revista avalia que o desempenho pode ter dificuldade para ganhar força entre parte dos votantes por ser um filme em idioma não inglês, com uma atuação mais contida e menos voltada para grandes explosões emocionais. Outro ponto que enfraquece a campanha, segundo a publicação, é a ausência de indicações importantes ao SAG e ao BAFTA, que costumam influenciar o resultado final.
O texto destaca ainda o peso simbólico da indicação: ele é o primeiro brasileiro indicado na categoria, além de chegar à disputa impulsionado por uma vitória histórica no Globo de Ouro.
Chances dos outros indicados
No topo das previsões aparece Ethan Hawke, apontado como favorito pela atuação em Blue Moon, descrita como um retrato “devastador” do músico Lorenz Hart. A Variety diz que a possível vitória também funcionaria como reconhecimento de carreira, já que essa é a quinta indicação do ator e a primeira como protagonista.
O veterano desbancou o aparente favorito, Timothée Chalamet, que vem sendo elogiado pelo carisma e pela energia instável no filme Marty Supreme. Apesar de apontar que o ator chegaria no Oscar embalado por vitórias no Globo de Ouro e no Critics Choice, um dos grandes obstáculos da vitória dele seria a idade: aos 30 anos, ele se tornaria um dos mais jovens da história a vencer o prêmio de Melhor Ator.
Leia também
Os outros atores da categoria, Michael B. Jordan e Leonardo DiCaprio também foram exaltados pela revista, mas não estariam cotados para vencer o Oscar neste momento, assim como Wagner.
No ranking atualizado pela revista, Wagner Moura aparece em quinto lugar, correndo por fora na disputa. Veja a ordem:
- Ethan Hawke – Blue Moon
- Timothée Chalamet – Marty Supreme
- Michael B. Jordan – Pecadores
- Leonardo DiCaprio – Uma Batalha Após a Outra
- Wagner Moura – O Agente Secreto

