A Unidos do Viradouro voltou ao topo do samba e conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval carioca de 2026. Com um desfile emocionante em homenagem a Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, a escola de Niterói garantiu nota máxima na apuração.
O enredo celebrou a trajetória do lendário mestre de bateria, destacando sua história no samba, o carisma à frente dos ritmistas e a forte ligação com a agremiação. A chamada “dobradinha” entre Mestre Ciça e a vermelho e branco mostrou sintonia, potência e emoção na Marquês de Sapucaí.
Leia também
Com a vitória, a Viradouro amplia uma galeria de títulos marcantes no Grupo Especial. Relembre:
2024 – Arroboboi, Dangbé
Sob o comando do carnavalesco Jorge Silveira, a escola apresentou um enredo que mergulhou na força do culto ao vodu serpente (Dangbé), no Benim, e sua influência na cultura brasileira, com destaque para o protagonismo das mulheres sacerdotisas. O desfile foi amplamente elogiado pela plástica impactante, pelo uso vibrante das cores e pela profundidade do tema, garantindo o tricampeonato à agremiação.
2020 – Viradouro de Alma Lavada
Assinado pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, o desfile celebrou as Ganhadeiras de Itapuã, grupo cultural da Bahia que preserva tradições de trabalho e canto. A apresentação também simbolizou o retorno da escola à elite do samba. Com harmonia impecável, samba-enredo contagiante e uma comissão de frente arrebatadora, a Viradouro voltou a conquistar o título após 23 anos.

![]()

1 de 6
Wagner Meier/Getty Images

2 de 6
Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026
Alexandre Macieira | Riotur

3 de 6
Juliana Paes como rainha de bateria no desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026
João Salles | Riotur

4 de 6
Marco Terranova | Riotur

5 de 6
Mestre Ciça no desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026
Tata Barreto | Riotur

6 de 6
Desfile do Unidos do Viradouro no Carnaval 2026
Alexandre Macieira | Riotur
1997 – Trevas! Luz! A Explosão do Universo
O primeiro campeonato da escola no Grupo Especial veio com um desfile grandioso e inovador idealizado por Joãosinho Trinta. O enredo abordou a criação do universo sob perspectivas científicas e mitológicas, em uma apresentação luxuosa e marcante, que entrou para a história do Carnaval carioca.
