Professor universitário é morto a tiros em bar

O professor e pesquisador Davi Said Aidar, de 62 anos, vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), morreu após ser baleado na noite de sexta-feira (6), em Manaus. Reconhecido pelo trabalho acadêmico e por projetos em comunidades rurais, ele também administrava um bar onde ocorreu o crime, localizado na região do ramal Água Branca, na rodovia AM-010, na Zona Norte da capital.

Segundo relatos repassados à polícia, dois homens com o rosto coberto teriam participado da ação e fugido sem serem identificados. O registro da ocorrência foi feito ainda na noite do crime na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, que conduz as investigações.

  • Professora foi morta por aluno com presente que ela mesmo deu; entenda

Polícia investiga o caso

Durante a apuração inicial, foi localizada no veículo da vítima uma pistola registrada em seu nome, além de carregadores e munições. O material foi recolhido para análise. Até o momento, não há confirmação sobre a motivação do homicídio.

Em nota de pesar, a Ufam lamentou a morte do docente, que integrava a Faculdade de Ciências Agrárias e tinha trajetória dedicada a pesquisas sobre abelhas e desenvolvimento rural.

“Reconhecido pela experiências na área de genética de abelhas e com trabalhos nos temas de meliponicultura, apicultura, multiplicação e preservação de abelhas silvestres, o professor tornou-se titular em 2020 e deixa um legado à comunidade universitária. Até o momento, não foram informados os locais do velório”, diz a universidade.

Carreira acadêmica consolidada

Professor Associado IV da Universidade Federal do Amazonas, Davi Said Aidar construiu uma trajetória acadêmica sólida na área das ciências agrárias. Sua formação começou na graduação em Zootecnia, seguida de especialização em Entomologia em nível de mestrado e doutorado, além de estágio pós-doutoral em Genética Molecular, realizado na Universidade de São Paulo.

Ao longo da vida profissional, dedicou-se a estudos sobre melhoramento genético de abelhas e de animais de criação. Também desenvolveu projetos ligados à criação racional de abelhas, manejo de espécies nativas e conservação de polinizadores. Grande parte de suas pesquisas era aplicada em ações junto a comunidades rurais do Amazonas, unindo produção sustentável e preservação ambiental.

Leia mais no BacciNotícias:

  • Professora é morta a facadas por aluno dentro de faculdade
  • Professora desaparecida durante nevasca é encontrada morta dois dias depois
  • Professora é assassinada a facadas pelo marido