A Prefeitura de Rio Branco sancionou a Lei Municipal nº 2.657, de 30 de janeiro de 2026, que inclui o Calendário de Eventos Diocesanos da Diocese de Rio Branco no Calendário Turístico Oficial do município. A norma também reconhece as celebrações como Patrimônio Cultural Imaterial da capital acreana, destacando a relevância religiosa, histórica e cultural para a identidade da população.
Prefeitura de Rio Branco sancionou a lei que inclui o Calendário de Eventos da Diocese de Rio Branco no Calendário Turístico Oficial do município | Foto: ContilNet
Conforme o texto, passam a integrar oficialmente o calendário os eventos Rio de Água Viva, Semana Santa, Corpus Christi e Círio de Nazaré. A legislação prevê que o Poder Executivo Municipal poderá atuar em parceria com a Diocese de Rio Branco para promover ações voltadas à preservação, valorização e difusão das celebrações, além de incentivar atividades educativas relacionadas à tradição cultural e religiosa.
A lei ainda autoriza o município a firmar parcerias e convênios com entidades e instituições da Igreja Católica, com o objetivo de fortalecer e ampliar a realização dos eventos. Também fica previsto apoio institucional, logístico e cultural do poder público municipal, respeitando a legislação vigente, com foco na promoção da cultura local e do turismo religioso.
A nova legislação entrou em vigor na data de sua publicação e foi sancionada pelo prefeito Tião Bocalom, após aprovação da Câmara Municipal de Rio Branco.
