Já se perguntou o que influencia o seu gato a ter um hábito tão curioso? Fomos atrás das respostas e trouxemos tudo o que você precisa saber

Gato dentro do sofá, mas com a pata do lado de fora (Reprodução: Gemini/Inteligência Artificial)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Gatos são seres amáveis, mas com comportamentos muito peculiares, como a paixão por caixas de papelão, presentear os tutores com bichos mortos e entrar dentro do seu sofá. Mas por que motivo eles gostam tanto de entrar nesta mobília? O Olhar Digital trouxe várias informações para responder a esta dúvida.

Por que motivo os gatos amam entrar dentro do sofá?

Gato com a cabeça saindo de dentro de um sofá (Reprodução: Gemini/Inteligência Artificial)

Gatos, embora domesticados, ainda tem instintos de caça, o que explica por que ficam atentos ao mero sinal de insetos, borboletas e passarinhos, aguardando a oportunidade de dar o bote. Desta forma, várias heranças ainda permanecem guardadas em seu código genético e percebemos isso ocasionalmente.

O hábito de entrar no sofá é facilmente explicado pelo instinto de caça: animais caçam, mas também são caçados; por isso, precisam encontrar ambientes para perseguir presas e lugares onde podem se manter a salvo de predadores.

Embora não haja um predador dentro da sua casa, seu gato ainda sente vontade de se esconder. E que lugar melhor do que dentro de uma fortaleza acolchoada? Ao entrar no sofá, ele está protegido em todas as direções, o que diminui seu senso constante de alerta para ameaças e o deixa mais tranquilo.

Leia mais:

Entretanto, esse não é o único motivo. Gatos podem entrar no sofá da sala por outras razões, como:

  • É um bom lugar para estar escondido, camuflado, mas que permite uma ótima visão do que está em volta;
  • O cheiro do tutor está no sofá, então, ficar por ali pode ser um ambiente reconfortante, isto é, que passa segurança;
  • A região interna do sofá pode ser mais quente por conservar a temperatura por mais tempo, e isso é muito atrativo para os gatos, pois eles amam lugares quentinhos;
  • O interior do sofá resguarda um ambiente curioso: emite sons distintos, tem texturas diferentes que não são encontradas no resto da casa, e ainda há superfícies que servem para brincar ou rasgar com as unhas.

Wagner Edwards

Editor(a) SEO

Wagner Edwards no LinkedIn

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.