Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre OpenAI
A OpenAI confirmou que o vídeo que circulou como se fosse um comercial vazado para o Super Bowl LX é, na verdade, uma farsa (hoax). O comercial falso mostrava o ator Alexander Skarsgård usando um suposto aparelho de inteligência artificial (IA) em formato de esfera brilhante e fones de ouvido.
O presidente da empresa, Greg Brockman, e a porta-voz Lindsay McCallum Rémy declararam que o conteúdo era falso. E a mentira foi bem planejada, com sites e notícias falsas criados para enganar as pessoas e dar um ar de verdade ao boato durante o evento.
Como o comercial falso da OpenAI se espalhou e foi desmentido depois
Tudo começou com uma postagem no Reddit (agora deletada, claro). Um usuário fingiu ser um funcionário frustrado da OpenAI, dizendo que a empresa tinha desistido de exibir um comercial importante no Super Bowl no último momento. Para “provar” o que dizia, ele publicou o que seria o vídeo desse anúncio.

O vídeo (bem produzido, diga-se) mostrava o ator Alexander Skarsgård (Diários de um Robô-Assassino, veja você) interagindo com um dispositivo misterioso: uma esfera brilhante que funcionava junto a fones de ouvido com encaixe lateral. Isso gerou curiosidade, por conta dos rumores de que o CEO da OpenAI, Sam Altman, e o designer Jony Ive (ex-Apple) estariam trabalhando num aparelho de IA.
A farsa não se limitou ao Reddit. O autor (ou atores, não se sabe ainda) agiu em várias frentes para que a mentira parecesse verdade. Um especialista em tecnologia, por exemplo, recebeu um e-mail oferecendo mais de US$ 1 mil (R$ 5,22 mil) para promover o vídeo no X/Twitter. Além disso, foram produzidas notícias falsas atribuídas a jornalistas reais e até um site inteiro falso só para sustentar a história.
A farsa caiu por terra devido a algumas inconsistências. E, também, porque a OpenAI a desmentiu oficialmente. Primeiro, descobriu-se que a conta do Reddit que iniciou o boato pertencia, há pouco tempo, a um contador de Santa Monica, e não a um especialista em marketing ou tecnologia da OpenAI. Segundo, o presidente da empresa, Greg Brockman, e outros executivos vieram a público dizer que tudo era “fake news” e que o vídeo era “totalmente falso”.
(Essa matéria usou informações de The Verge.)