Nível do Rio Juruá permanece estável, mas risco de elevação preocupa em Cruzeiro do Sul

A Defesa Civil continua monitorando a situação e mantém alerta às comunidades ribeirinhas devido à possibilidade de nova elevação do nível do Rio

O nível do Rio Juruá registrou 13,43 metros na manhã desta quarta-feira (4) em Cruzeiro do Sul, de acordo com dados da Defesa Civil Municipal. O nível permanece estável desde a manhã de terça-feira (3), por volta das 9h, mas a expectativa é que o manancial continue a subir nas próximas horas.

O nível permanece estável desde a manhã de terça-feira (3), por volta das 9h, mas a expectativa é que o manancial continue a subir: Foto/Reprodução

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Júnior Damaceno, embora haja uma estabilidade momentânea, o volume de água proveniente dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo deve impactar diretamente o aumento do nível do rio na região. “O rio está estabilizado desde ontem, mas a tendência é que suba novamente ainda hoje, pois a água desses municípios chegará até aqui”, explicou Damaceno.

Desde terça-feira, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros passaram a realizar medições diretas do nível do rio utilizando uma régua instalada no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul. Essa medida foi tomada após identificadas falhas e variações nas leituras do sistema HidroWeb, administrado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com o coordenador de desastres da Defesa Civil, Iranilson Neri, a discrepância entre os dados do sistema e a medição manual chegou a 13 centímetros, o que levou à adoção da régua como a referência oficial. “A diferença entre a régua e o sistema foi de 13 centímetros, por isso optamos por utilizar a régua para a medição”, afirmou Neri.

A Defesa Civil continua monitorando a situação e mantém alerta às comunidades ribeirinhas devido à possibilidade de nova elevação do nível do Rio Juruá nas próximas horas.